UOL Esporte Futebol
 
06/01/2010 - 13h35

Árbitro suíço é escolhido o melhor do mundo pela IFFHS

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O suíço Massimo Busacca foi o melhor árbitro do mundo em 2009 segundo o ranking divulgado nesta quarta-feira pela Federação Internacional de História e Estatísticas de Futebol (IFFHS). Nenhum brasileiro apareceu na lista de 26 nomes.

A votação foi realizada com um júri formado por representantes de 81 países. Bussacca obteve 225 pontos, superando os 147 do segundo colocado, o italiano Roberto Rosetti.

Ainda entre os dez primeiros colocados aparecem nomes como o uruguaio Jorge Larrionda, em quarto lugar com 47 pontos, o melhor sul-americano. O argentino Héctor Baldassi está em décimo com 17, e o chileno Carlos Luis Chandia Alarcou em oitavo, com 19.

O paraguaio Carlos Amarilla aparece em 13º lugar, com 12 pontos. O outro sul-americano é o colombiano Oscar Ruiz, na 16ª posição com 10 pontos.

Busacca é o primeiro suíço a ganhar a votação da IFFHS, em 23 edições. Ele receberá o prêmio de melhor árbitro de 2009 em uma cerimônia que será realizada em Londres no dia 1 de fevereiro.

O suíço de 40 anos apitou a última final da Liga dos Campeões e, no último mês de setembro, cumpriu suspensão de três jogos em seu país, por ter feito gestos obscenos a torcedores.

O árbitro último brasileiro a ser mencionado na votação da IFFHS foi Márcio Rezende de Freitas, que ficou no sétimo lugar em 2004. Na lista dos melhores de todos os tempos, o italiano Pierluigi Collina lidera, e o melhor brasileiro é José Roberto Wright, na 22ª posição.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host