UOL Esporte Futebol
 
06/01/2010 - 11h38

Wagner Tardelli diz que vai ensinar regras de futebol aos atleticanos

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
  • Ricardinho será um dos jogadores do Atlético a ter avaliado o seu conhecimento sobre regras

    Ricardinho será um dos jogadores do Atlético a ter avaliado o seu conhecimento sobre regras

Depois de encerrar sua carreira de árbitro no último Brasileirão, Wagner Tardelli recebeu de Vanderlei Luxemburgo a incumbência de implantar, no Atlético-MG, um projeto pioneiro, que tem como principal objetivo ensinar as regras do futebol para jogadores do clube de todas as categorias. O agora instrutor de arbitragem trabalhará com jogadores atleticanos do mirim ao profissional.

“O Atlético como pioneiro não vai cuidar do atleta só para desenvolver sua técnica, do mirim ao profissional. O jogador vem hoje aqui para desenvolver o seu potencial como atleta e estudar regra, a minha função principal aqui é ensinar regra para o jogador de futebol”, observou Wagner Tardelli. Ele explica que não irá avaliar as arbitragens de seus antigos colegas, seja no Campeonato Mineiro, Copa do Brasil ou Brasileiro.

“Meu objetivo é ensinar regras aos jogadores para que isso se reverta em benefício ao clube. Vamos usar a regra em benefício do Atlético. A grande maioria dos atletas no futebol brasileiro, por desconhecimento ou por não ter tanto interesse, deixa de se contar com o benefício da regra”, afirmou.

Para ensinas os jogadores atleticanos, Wagner Tardelli inicialmente vai avaliar o conhecimento dos atletas, de todas as categorias, por meio de um programa por ele desenvolvido. Em todos os jogos, cada jogador será avaliado de zero a 100, sendo que as ações dos atletas em campo registradas com pontuações diferentes.

“Um cartão amarelo ou uma falta cometida de forma desnecessária, por exemplo, resultará na perda de 20 pontos”, explicou Wagner Tardelli. Ao final do jogo será gerado um relatório individual. “A partir da terceira ou quinta rodada, por exemplo, de acordo com a definição do professor Vanderlei Luxemburgo, vamos casar a avaliação de cada atleta e vamos trabalhar a melhora em cima disso”, acrescentou.

Ele contou que começou a desenvolver esse projeto, que considera pioneiro no futebol brasileiro, há cerca de três anos. “Não o coloquei em prática antes porque eu estava atuando como árbitro”, disse Wagner Tardelli, que espera que o exemplo dado pelo Atlético-MG seja seguido por todos os outros grandes clubes brasileiros.

“O Atlético deu um passo importante com essa formação e essa visão que o futebol precisa começar primeiro pelo conhecimento da regra. Acho interessante que os outros clubes copiem, seria bom se tivéssemos em todos os clubes alguém para orientar e ensinar regras aos jogadores”, comentou.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host