UOL Esporte Futebol
 
07/01/2010 - 09h03

M. City e Chelsea podem ser excluídos de torneios se não pagarem dívidas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Abramovich, dono do Chelsea, terá de adaptar o time às novas regras

    Abramovich, dono do Chelsea, terá de adaptar o time às novas regras

Os gastos desenfreados de Manchester City e Chelsea – e as consequentes dívidas divulgadas pelos times – podem fazer com que os clubes ingleses fiquem fora de competições internacionais. Este foi o aviso da Uefa, que exige que eles controlem as perdas financeiras que estão tendo.

A Uefa, presidida pelo francês Michel Platini, está trabalhando para assegurar que os clubes europeus deixem de trabalhar no negativo. No caso dos clubes, as dívidas foram anunciadas na última semana, mostrando um cenário grave. Juntos, eles estão com cerca de R$ 350 milhões “no vermelho”.

“Se um clube consegue muito dinheiro ou subsídios e ainda está em déficit dois anos depois, há um problema. Isto é algo que queremos evitar”, explicou recentemente Platini.

Segundo o The Guardian, o plano é colocar em prática uma regra chamada de “fair play financeiro”. Ela deve ser colocada em ação para a temporada de 2013/2014. A Uefa estipulou um prazo longo para seu início para que os clubes tenham tempo de se adaptar. Quem descumprir os novos estatutos ficará fora das competições organizados pela entidade – a regra foi aprovada pela associação de clubes do continente.

Com isso, Manchester City e Chelsea estão entre os clubes que tem este prazo de quatro anos para controlarem seus setores financeiros. O City, controlado por um milionário árabe, investiu pesado nos últimos anos, contratando estrelas como Tevez, Adebayor e Touré.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host