UOL Esporte Futebol
 
Arte/UOL

Adebayor, Drogba, Eto'o, Essien: craques em ação na Copa Africana

08/01/2010 - 07h01

Copa Africana inicia disputa como "aperitivo" para Mundial-2010

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Copa Africana de Nações nunca esteve sob tantos holofotes: afinal, é ano de Copa do Mundo, e no continente no qual o próximo Mundial será disputado. A edição 2010 da CAN, que será disputada em Angola, servirá para as principais equipes do continente como uma “prévia” para o que virá na África do Sul. Costa do Marfim, Gana, Camarões, Nigéria e Argélia entram na disputa tanto para brigar pelo título como por uma boa preparação para brilhar nos gramados sul-africanos.

COPA AFRICANA DE NAÇÕES-2010

Grupo A Angola, Argélia, Maláui, Mali
Grupo B Costa do Marfim, Gana, Togo, Burkina Fasso
Grupo C Egito, Nigéria, Moçambique, Benin
Grupo D Camarões, Tunísia, Gabão, Zâmbia

Curiosamente, o país-sede da Copa-2010 não conseguiu se classificar para a Copa Africana. Ainda sob o comando de Joel Santana, os Bafana Bafana decepcionaram nas eliminatórias e estão fora da competição. Apesar disso, o torneio conta com outras forças do continente entre seus 16 participantes, acirrando sua disputa.

Atual bicampeão, o Egito busca a inédita conquista do terceiro título consecutivo. Os Faraós também ostentam a condição de maiores vencedores da Copa Africana, com seis títulos. Os egípcios tentam compensar a eliminação do Mundial-2010 – a vaga foi perdida em uma tensa disputa com a Argélia, na qual foi necessário um jogo-extra.

Presentes na última Copa do Mundo, Angola, Togo e Tunísia também não se classificaram para o primeiro Mundial realizado no continente africano, mas querem demonstrar sua força no continente. Mali aparece como outra força, na última chance de sua melhor geração de jogadores de conquistar um título.

Enquanto a África se prepara para acompanhar um “aperitivo” para a Copa do Mundo, os clubes europeus se desesperam. Afinal, eles terão os desfalques de vários de seus jogadores mais importantes em janeiro, quando os principais campeonatos voltam à ativa.

ÚLTIMOS CAMPEÕES

2008 Egito
2006 Egito
2004 Tunísia
2002 Camarões
2000 Camarões
1998 Egito
1996 África do Sul
1994 Nigéria

Drogba (Chelsea), Adebayor (Manchester City), Eto’o (Internazionale) e Essien (Chelsea) são apenas alguns destes nomes de peso em ação nos gramados angolanos. As equipes europeias, que já pressionaram sem sucesso para a mudança na data da Copa Africana, agora torcem para que seus astros retornem em boas condições físicas.

O torneio continental também será uma prova para os organizadores. Com os olhos do mundo voltados para a África com a Copa-2010, Angola não economizou para fazer uma Copa Africana especial. O país investiu aproximadamente US$ 100 milhões na construção dos quatro estádios que serão usados na competição. Tudo para responder ao voto de confiança dado ao país e uma forma de provar sua superação após anos de guerra civil.

Apesar dos esforços, as novas arenas em Luanda, Cabinda, Benguela e Lubango foram abertas apenas na semana passada, sem haver testes com condições reais de jogo. Pode-se fazer um paralelo com a África do Sul, que enfrentou vários problemas na construção das praças esportivas para o Mundial-2010.

Para cinco seleções, a Copa Africana será a oportunidade de provar que eles não serão meros figurantes no Mundial-2010. Angola deseja provar que o continente tem capacidade para organizar um torneio de alto nível. Os outros dez participantes querem mostrar sua força em uma competição de bastante equilíbrio. De 10 a 31 de janeiro, os africanos se preparam para receber as atenções do mundo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host