Campeão da Recopa e da Sul-Americana pela LDU, Fossati é o único técnico que atua no futebol brasileiro a aparecer entre os 10 melhores
O treinador do Internacional, Jorge Fossati, figura ao lado de nomes como Josep Guardiola, Alexander Ferguson e José Mourinho na lista dos melhores treinadores do mundo em 2009 divulgada nesta sexta pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).
O uruguaio ficou em nono lugar e conquistou esta posição devido ao seu trabalho na Liga Deportiva Universitária, do Equador, no ano passado. A LDU foi campeã da Recopa, enfrentando o próprio Internacional, e da Copa Sul-Americana, batendo o Fluminense na final.
Fossati já havia sido escolhido em dezembro o segundo melhor treinador das Américas em 2009, na tradicional votação do jornal uruguaio El País. Na ocasião, ele ficou atrás do argentino Marcelo Bielsa, treinador da seleção chilena. Na lista da IFFHS, que contempla apenas treinadores de clubes, Fossati é o único treinador que atualmente trabalha em um time brasileiro.
O único brasileiro da lista é o treinador Sérgio Farias, que levou o Pohang Steelers, da Coréia do Sul, ao terceiro lugar do Mundial Interclubes disputado em dezembro. Outro sul-americano é o argentino Alejandro Sabella, campeão da Libertadores com o Estudiantes, que ficou na quarta colocação.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas