UOL Esporte Futebol
 
09/01/2010 - 07h00

Com Giovanni como referência, Neymar quer evitar oscilações de 2009

Renan Prates
Em Santos
  • Jovem promessa pretende se espelhar em ídolo para evitar quedas de rendimento, como em 2009

    Jovem promessa pretende se espelhar em ídolo para evitar quedas de rendimento, como em 2009

O atacante Neymar carregou antes mesmo de iniciar sua trajetória no futebol profissional um fardo que costuma 'derrubar' jogadores: o de ser a esperança de um time para retomar o caminho dos títulos após a saída de Robinho.

O início dos dois foi até parecido: tanto Neymar quanto Robinho deram alegrias aos torcedores logo de cara e largaram o status de promessa para assumir o de ídolo de uma torcida carente de referência após a aposentadoria do Rei Pelé.

Mas Neymar não manteve o ritmo, e caiu de produção no semestre passado. E em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, o jogador aponta a falta de experiência como profissional como o principal motivo para que isso acontecesse.

Na entrevista, Neymar faz questão de reverenciar o retorno de Giovanni, a quem considera um ídolo mesmo sendo companheiro de equipe. O jogador fala em assumir responsabilidade, que está longe de ser craque e que quer recompensar o carinho do torcedor santista com títulos em 2010.

UOL Esporte: Você despontou no Paulista, depois teve uma queda de rendimento, e no final do ano voltou a jogar bem. A que se deve esta oscilação?
Neymar:
Ah, acho que a idade e a falta de experiência. A medida que a gente vai pegando o ritmo de trabalho, mais experiência, vai ajudando. O ano passado para mim foi um aprendizado, já que era a minha estreia.

UOL Esporte: O Mancini e o Luxemburgo sempre tiveram muito cuidado ao te lançar, com medo de ‘queimar’ a sua carreira. Como cada um colaborou no seu futebol?
Neymar:
O Mancini e o Luxemburgo me ajudaram bastante. O Mancini me deu oportunidade para jogar. O Luxemburgo me deu quando eu já estava jogando. Ele me tentou fazer crescer e entender como é o futebol. Tanto que depois com ele no fim do ano eu já estava mais esperto, mais amadurecido, e fui bem.

ÍDOLO E FÃ

Reuters
Trato o Giovanni como um ídolo ainda, pois ganhou muitas coisas, muitos títulos, é um craque. Não é só porque está do meu lado que deixo de achar que ele é meu ídolo

Giovanni e Robinho comemoram gol para o Santos na Vila Belmiro sobre o Corinthians

UOL Esporte: Você acha que ficou mais do que deveria na reserva neste ano? Como você encarou isso? Deu para tirar algo de lição?
Neymar:
Não penso dessa forma [ser ruim ficar na reserva]. Eu tenho é que estar bem, mostrando meu trabalho e treinando bem. O que aconteceu comigo foi também porque o Vanderlei [Luxemburgo] foi me conhecendo aos poucos. Mas o momento que eu fiquei na reserva foi muito bom como aprendizado.

UOL Esporte: Após o jogo contra o Mogi no Paulistão, você mostrou sua idolatria pelo Giovanni. Esperava que um dia pudesse jogar com ele? Ansioso para que isso aconteça?
Neymar:
Não pensava que jogaria com ele agora. Trato o Giovanni como um ídolo ainda, pois ganhou muitas coisas, muitos títulos, é um craque. Não é só porque está do meu lado que deixo de achar que ele é meu ídolo.

UOL Esporte: Você tem consciência de que você, Giovanni e Robinho representam as três últimas gerações promissoras do Santos? Chegou a sua vez da sua geração?
Neymar:
Acho que sim. É a hora da nossa geração. Ainda mais agora com o Giovanni, que voltou ao Santos para mostrar tudo que sabe e conquistar título. Se Deus quiser vai dar tudo certo.

UOL Esporte: Você teme que o sucesso da geração do Robinho crie uma pressão exagerada na sua? Se vê preparado para enfrentar a muito provável cobrança da torcida santista?
Neymar:
Estou preparado para essa pressão da torcida. Ano passado já foi assim. Esse ano não vai mudar nada.

UOL Esporte: Como você vê a ‘briga’ do meio para a frente no Santos? Você, Giovanni, Marquinhos, Madson, Ganso e André brigam por quatro posições na sua análise?
Neymar:
Depende do estilo de jogo dele [Dorival]. Não estou preocupado em ser titular, mas sim em jogar futebol e me tornar um grande jogador. Esses seis jogadores são de qualidade, fora os outros que você não citou. Tem muito jogador bom aqui.

UOL Esporte: Você já se considera um craque ou acha que está se preparando para ser?
Neymar:
Estou me preparando para ser, ainda não sou. Tenho 17 anos, ainda não sou nada. Necessito preparar bem para me tornar um craque como o Giovanni é. Tenho muita coisa para realizar na minha vida. Preciso treinar sempre.

A CAMINHO DE SER CRAQUE

Estou me preparando para ser, ainda não sou. Tenho 17 anos, ainda não sou nada. Necessito preparar bem para me tornar um craque como o Giovanni é. Tenho muita coisa para realizar na minha vida. Preciso treinar sempre.

UOL Esporte: Já teve algum tipo de conversa com o Dorival sobre o que ele espera de você para a temporada?
Neymar:
Não tive nenhuma conversa [com o Dorival], mas achei o cara gente boa, muito legal, de grupo. Vamos pegando aos poucos o estilo dele. Acho que vai dar tudo certo.

UOL Esporte: O Robinho, desde que foi para a Europa, nunca conseguiu atingir o nível de futebol que desempenhou no Santos. Você vê nele um bom exemplo para esperar um pouco mais por proposta da Europa ou se pintar algo que agrade a você e ao Santos você iria?
Neymar:
Não sei, depende mais do momento. Acho que tem muita coisa para acontecer no Santos ainda. Tem para acontecer de tudo: título, historia, gols...

UOL Esporte: A Copa de 2010 você irá assistir de casa. E a de 2014? Vê apenas como um sonho distante vestir a camisa da seleção principal ou acha uma meta viável?
Neymar:
Não, tenho como meta estar na Copa de 2014. Mas se o Dunga me chamasse hoje, claro que eu iria (risos).

UOL Esporte: Como você analisa a passagem pela seleção sub-17? Por que paramos na primeira fase? Teme que este insucesso possa te atrapalhar na principal?
Neymar:
Não tem nada a ver. O que aconteceu lá foi uma coisa que ninguém entende até hoje.

UOL Esporte: Qual é a sua meta para 2010? Quantos gols? Quantos títulos?
Neymar:
Tenho metas que já vem sendo trabalhadas na cabeça, mas não parei para pensar muito nisso.

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host