UOL Esporte Futebol
 
09/01/2010 - 16h20

Edu recupera lições de Libertadores passadas para alertar corintianos

Alexandre Sinato
Em Itu (SP)

Ainda faltam mais de 40 dias para a estreia do Corinthians na Libertadores, mas o torneio continental já faz parte do cotidiano alvinegro. Projeções e experiências de edições passadas são trocadas dentro do elenco durante a pré-temporada. Nesse cenário, Edu surge como um especialista e faz alertas para os companheiros.

O volante é o único jogador que já viveu a competição pelo Corinthians: em 1999 e 2000. Nas duas edições, foi eliminado pelo Palmeiras em partidas que entraram para a história do clássico. Apesar de mais de uma década ter se passado, Edu não esquece. E agora usa isso como lição.

“A lição que fica é a lição que manda no futebol: é preciso sempre jogar 100% ligado. Em partidas importantes contra grandes times os detalhes podem te deixar fora”, resume Edu.

Em 1999, o Corinthians caiu nas quartas de final para o arquirrival. Perdeu o primeiro jogo por 2 a 0, devolveu o placar no segundo e levou a pior nos pênaltis. No ano seguinte, pelas semifinais, o time alvinegro fez 4 a 3 na partida de ida, mas acabou derrotado por 3 a 2 no segundo duelo. E novamente o Palmeiras triunfou nos pênaltis.

“Até hoje converso com jogadores do Palmeiras e todos admitem que o Corinthians era superior [em 2000], mas na Libertadores os clássicos são complicados. Os detalhes nos tiraram. Fomos melhor nos dois jogos”, recordou.

Neste ano, o Palmeiras não disputará a competição internacional. Os rivais brasileiros serão Flamengo, Internacional, São Paulo e Cruzeiro (desde que passe pela pré-Libertadores).

A estreia do Corinthians está marcada para o dia 24, no Pacaembu, diante do vencedor do confronto entre Junior Barranquilla (COL) e Racing (URU). Os outros integrantes do grupo são Cerro Porteño, do Paraguai, e Independiente Medellín, da Colômbia.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host