UOL Esporte Futebol
 
10/01/2010 - 23h41

Anfitriões impõem supremacia, e destaques sub-20 vacilam na 1ª fase da Copa SP

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Os donos da festa não deram brechas para os convidados na Copa São Paulo de futebol júnior. O final da primeira fase revela o domínio dos clubes paulistas, donos das melhores campanhas e classificados em maior número no torneio. O fiasco ficou por conta dos que subiram ao pódio no último Campeonato Brasileiro sub-20 e deixaram a competição precocemente.

CONFIRA OS CONFRONTOS DA PRÓXIMA FASE DA COPA SÃO PAULO DE JUNIORES

Cruzeiro-MG x Paraná-PR
Internacional-SP x Campinas-SP
Guarani-SP x Primeira Camisa-SP
Vitória-BA x São Paulo-SP
América-SP x Juventude-RS
Corinthians-SP x América-MG
Coritiba-PR x Confiança-SE
CFZ-DF x Flamengo-RJ
Santos-SP x Goiás-GO
Figueirense-SC x Pão de Açúcar-SP
Bahia-BA x Barueri-SP
Paulista-SP x Vasco-RJ
Palmeiras-SP x Fluminense-RJ
Remo-PA x Desportivo Brasil-SP
Portuguesa-SP x Rio Preto-SP
Botafogo-RJ x São Carlos-SP

Os paulistas podem se gabar de terem todos os seus representantes de peso na próxima fase, serem maioria com 16 times entre os 32 classificados e, de quebra, conquistarem a melhor campanha, feito que coube ao São Paulo com três vitórias, 15 gols marcados e nenhum sofrido.

Na trajetória, São Paulo, Corinthians e Palmeiras tiveram vida mais fácil com 100% de aproveitamento, enquanto o Santos levou um susto com a derrota de virada para o Rio Claro na última rodada, mas ainda assim comemorou a liderança.

Ao que parece os cariocas são os com maiores chances maiores de encararem os paulistas de frente. Mesmo com dificuldades – só o Botafogo classificou em primeiro lugar - não deram vexame e, no apagar das luzes, o gol de pênalti de Bruninho sobre o São Bernardo deu a vaga ao Fluminense e garantiu os quatro grandes na próxima fase.

Mas como em todos os anos a Copinha reserva suas zebras, e em 2010 não foi diferente. Com forte tradição nas categorias de base, Grêmio, Atlético-MG e Internacional são responsáveis pelas maiores decepções dessa edição. Curiosamente, os três tiveram boa atuação no Campeonato Brasileiro sub-20: o time gremista bateu os mineiros na decisão, enquanto a equipe colorada perdeu a disputa de terceiro lugar para o Fluminense.

O campeão Grêmio não repetiu o desempenho na Copinha e justificou por entrar em campo com uma mescla da campanha vitoriosa, com o sub-18 e o juvenil. O Tricolor venceu apenas uma partida diante do São José e conheceu uma derrota e um empate.

Desempenho semelhante teve o Internacional, dono de quatro títulos do torneio, e que passou por situação inusitada. Por um problema de infecção intestinal no grupo, o Colorado teve apenas cinco titulares contra o Mogi Mirim. Resultado: amargou uma derrota que custou a terceira colocação na chave.

Já o Atlético-MG caiu diante do desconhecido Olé Brasil, sob a justificativa de que estaria desgastado pelo nacional. No Estado, quem salvou foi o rival Cruzeiro que tem mantido o desempenho nos últimos anos desde 2007 quando foi campeão pela primeira vez e, assim como o América-MG, classificou com campanha 100%.

Se a competição reserva o inesperado, as surpresas também merecem destaque. O Inter de Limeira viveu sua fase áurea com a conquista do Paulista profissional em 86 e passou por uma decadência, mas agora foi líder do grupo C batendo o xará mais famoso. Menos conhecido ainda é o Primeira Camisa, cujo mandatário é Roque Júnior e tem apenas três anos de vida. Mas apareceu. Terminou como líder da chave do Fluminense. Campinas-SP e CFZ Brasília também chamam a atenção com a conquista da primeira colocação.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host