UOL Esporte Futebol
 
10/01/2010 - 18h56

Angola abre 4 a 0, mas relaxa no fim e Mali consegue empate heroico

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Um placar de 4 a 0 aos 28min do segundo tempo poderia significar uma vitória com relativa tranquilidade na maioria das partidas de futebol, mas não no embate entre Angola e Mali, neste domingo, pela primeira rodada da Copa Africana de Nações. Mesmo diante de sua torcida, a seleção local deu indícios de que golearia na estreia; entretanto, acabou permitindo o empate dos malinenses nos 15 minutos finais e saiu de campo com um amargo 4 a 4.

Angola deixou o primeiro tempo no estádio 11 de Novembro com um triunfo parcial de 2 a 0, após dois gols do atacante Flávio, e ampliou na etapa complementar com dois pênaltis, convertidos pelo meia Gilberto e pelo atacante Manucho - o último deles, aos 28min. Entretanto, Mali obteve uma reação incrível e buscou o empate com dois gols do meia Seydou Keita, um do atacante Frederic Kanouté e, o último, assinalado pelo atacante Mustapha Yattabaré, aos 48min.

A primeira rodada do grupo A será completada nesta segunda-feira, com o embate entre Maláui e Argélia, também em Luanda, às 11h45 (de Brasília). No mesmo dia, às 14h, será disputado o embate entre Costa do Marfim, rival brasileira no grupo G da Copa do Mundo de 2010, e Burkina Fasso, em Cabinda.

Angola e Mali regressam a campo apenas na quinta-feira, para a segunda rodada da chave. O país lusófono anfitrião do torneio duela contra o Maláui, enquanto os malineses medem forças com Argélia, que está classificada para o Mundial da África do Sul.

O jogo

Atuando no estádio 11 de Novembro, em Luanda, após muita festa de sua torcida durante a Cerimônia de Abertura, a seleção de Angola começou a partida de maneira tímida, sem conseguir incomodar Mali. O time visitante também não levou grande perigo à defesa adversária, e a Copa Africana de Nações teve um futebol tímido nos minutos iniciais.

Para tentar superar a marcação angolana, o técnico Stephen Keshi colocou em campo o meia Seydou Keita, do Barcelona, aos 35min. Entretanto, mesmo com uma de sua estrela em campo, Mali acabou permitindo que os anfitriões chegassem ao gol dois minutos depois. Após falta cobrada da esquerda por Gilberto, a defesa parou e deixou o atacante Flávio livre na pequena esquerda para cabecear contra as redes.

O público angolano, então, passou a fazer barulho e a incentivar seus jogadores. Sob esse embalo, a equipe da casa não demorou a ampliar a vantagem. Aos 42min, o lateral Mabiná levantou da direita e Flávio, que se antecipou à marcação, escorou de cabeça da marca do pênalti e elevou o placar para 2 a 0.

No segundo tempo, Mali assustou Angola com uma jogada de muito perigo logo aos 3min, quando o volante Mahamadou Diarra dominou na pequena área e chutou forte. Mesmo à queima-roupa, o goleiro Carlos Fernandes conseguiu fazer a defesa.

Mas foi Angola quem conseguiu balançar primeiro as redes na etapa complementar e ter mais tranquilidade. Aos 19min, o meia Gilberto invadiu a área, foi derrubado por Mamadou Bagayoko e o árbitro Essam Abd El Fatah assinalou pênalti. O mesmo Gilberto bateu (duas vezes, após o juiz assinalar invasão na primeira cobrança) e ampliou.

Aos 27min, Gilberto cavou outro pênalti para Angola, dessa vez cometido por Keita. Coube a Manucho a missão de bater – com um chute rasteiro de canhota, o atacante deslocou o goleiro Mahamadou Sidibe e aumentou aos 28.

Porém, muitíssimo perto dos três pontos, Angola relaxou. A começar pelo goleiro Carlos Fernandes, que tentou encaixar na cobrança de escanteio na pequena área aos 33min, mas acabou soltando a bola deixando-a a prêmio. Após bate e rebate, Keita conseguiu chutar para o gol aberto e descontou.

Mali, porém, demorou para dar continuidade na reação. Apenas dez minutos depois, aos 43min, que o centroavante Frederic Kanouté anotou o segundo para seu time, de cabeça. Com o placar de 4 a 2, os malineses passaram a acreditar no empate e foram para cima. Deu certo.

Aos 47min, Keita fez com que Mali encostasse, conferindo o terceiro do país. O empate, heroico, saiu aos 48min, com o atacante Mustapha Yattabare, que havia entrado no segundo tempo. O jogador tirou proveito do rebote de Carlos, fez o quarto e ratificou o improvável empate.

ANGOLA 4 x 4 MALI

Angola
Carlos Fernandes; Mabiná, Kali, Rui Marques e Stélvio; Xara, Dedé (Djalma), Zuela e Gilberto (Enoque); Flávio (Cabungula) e Manucho
Técnico: Manuel José

Mali

Mahamadou Sidibe; Souleymane Diamountene, Ousmane Berthe, Adama Tamboura e Bakary Soumare; Mahamadou Diarra, Bakaye Traore (Lassana Fané) e Mahamane Traoré; Mamadou Bagayoko (Mustapha Yattabaré), Modibo Maiga (Seydou Keita) e Frederic Kanouté
Técnico: Stephen Keshi

Data: 10/01/2010, domingo
Local: Estádio 11 de Novembro, em Luanda (ANG)
Árbitro: Essam Abd El Fatah (EGI)
Cartões amarelos: Stélvio, Xara (Angola); Soumare, Diarra, Mahamane Traoré, Keita (Mali)
Gols: Flávio, aos 37min e aos 42min do primeiro tempo. Gilberto, aos 21min; Manucho, aos 28min; Keita, aos 33min e aos 47min, e Kanouté, aos 43min; Yatabaré, aos 48min do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host