A ameaça de adiamento do Campeonato Gaúcho não passou de mal entendido. Foi o que garantiu neste domingo o comandante-geral da Brigada Militar, coronel João Carlos Trindade. Ele negou que a corporação pretenda interditar os estádios gaúchos que não atenderiam exigências de possuírem hidrantes para prevenção a incêndios.
“Evidente que não, isto seria um absurdo. Não sei de onde surgiu este tipo de exigência”, afirmou o coronel Trindade à Rádio Gaúcha. “Não deleguei para ninguém este tipo de atitude. Sair interditando estádios é absurdo. Não é assim que funciona”, completou.
O coronel conversou na manhã deste domingo com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, garantindo que não haverá adiamento do Campeonato Gaúcho em virtude das vistorias. Em entrevista à Rádio Gaúcha, Noveletto se disse mais tranqüilo com a notícia e garantiu o começo do Campeonato Gaúcho no próximo dia 17. “Estava preocupado, pois temos compromisso com o patrocinador. Imagine o prejuízo que iria ocorrer se não saísse a primeira rodada”, declarou.
A polêmica surgiu no sábado, quando uma informação dava conta de que a Brigada Militar interditaria os estádios gaúchos que não atendem à exigência de possuírem equipamentos de prevenção e combate a incêndios. Nenhum estádio possui sistema de hidrantes.
De acordo com o coronel Trindade, serão realizadas vistorias nos estádios gaúchos nesta semana. Se os locais não atenderem totalmente às exigências do Estatuto do Torcedor e de portarias do Ministério dos Esportes, a Brigada Militar vai propor medidas alternativas. No caso dos hidrantes, o comandante garantiu que a corporação irá disponibilizar caminhões do Corpo de Bombeiros, sem ônus aos clubes.
“Nós, quando formos fazer as vistorias, temos obrigação de registrar que usamos medidas alternativas de segurança, como o uso de caminhões de bombeiros”, afirmou Trindade. “Se eventualmente alguns dos itens não estiverem a pleno, não significa que inviabilizarão o todo. Será possível a prática do futebol, fazendo alguns ajustes”, esclareceu.
A Brigada Militar deve participar de uma reunião com os clubes gaúchos nesta terça-feira. A expectativa é elaborar um plano de adequação dos estádios às exigências de segurança e prevenção a incêndios, além das condições estruturais e sanitárias.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas