UOL Esporte Futebol
 
11/01/2010 - 13h26

Centroavante Alecsandro tem novas funções no Inter em 2010

Jeremias Wernek
Em Bento Gonçalves (RS)

Alecsandro não tem tido companhia nos treinamentos da pré-temporada do Internacional até agora. Com a bola rolando, em jogo oficial, também deve ser assim. Diminui o número de atacantes, se preenche mais o meio, mas sem perder apoio e poder ofensivo. É isso que quer o técnico Jorge Fossati. Além de delegar o atacante como a referência do time e designar o atleta para mais duas funções novas.

O atacante Alecsandro terá uma papel extra, algo maior do que simplesmente fazer gols. A meta primária segue intacta, óbvio, mas o posicionamento que o jogador terá nesta temporada vai ser muito importante para o resto da equipe. A primeira parte dessa nova função é ser uma espécie de pivô, uma parede, auxiliando os meias a atacar.

Centralizado, Alecsandro pode trocar passes com Giuliano e D'Alessandro. "A gente funcionou como se fosse três atacantes. Dois abertos e o Alecsandro no meio, é dessa forma que ele quer que a gente se posicione quando tiver a posse de bola", revelou Giuliano, logo depois de um jogo-treino contra o time B. O próprio jogador explica as orientações que recebeu. "Ele (Fossati)me posicionou ali na frente, pediu para eu ficar mais fixo para ser referência da equipe. Pediu para eu ficar mais perto da área e dê referência para quem vem de trás", explicou.

A outra função é como se fosse uma válvula de escape para os zagueiros. Em um treinamento técnico, de marcação, Fossati gritou no meio do campo. "Quero que os atacantes se posicionem e possam receber essa bola aqui de trás", orientou. A medida visa prevenir o sistema defensivo de uma pressão adversária, não sendo necessário o famoso balão para cima, mas sim ter uma saída consciente de jogo.

A terceira nova função de Alecsandro em 2010 será marcar. Estar atento a saída de bola do outro time. "Se não pressionar, cara, tu vai conseguir o que?", perguntou o técnico aos jogadores ofensivos em meio a treinamento. Assim que a bola for recolocada em jogo, o camisa nove tem que encarar os zagueiros de frente, diminuir espaços e se recuperar a bola? Terá logo atrás de si uma dupla de armadores correndo para os lados. Serão Giuliano e D'Alessandro. Conseguir dificultar a vida dos zagueiros é um objetivo tão importante quanto marcar gols apartir de agora para Alecsandro.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host