UOL Esporte Futebol
 
11/01/2010 - 07h00

Depois de quase deixar o futebol, goleiro Silvio Luiz já não pensa em parar

Daniel Cassol
Em Caxias do Sul (RS)
  • Recuperado de acidente, goleiro Silvio Luiz rertoma carreira no Juventude, em Caxias do Sul

    Recuperado de acidente, goleiro Silvio Luiz rertoma carreira no Juventude, em Caxias do Sul

Ele está há cerca de dois anos sem jogar futebol. Por dois meses, após um grave acidente de automóvel, não conseguiu dormir direito em razão das dores que sentia no ombro esquerdo. Um médico chegou a duvidar de sua volta aos campos, que demorou mais de um ano e meio desde o acidente, em junho de 2008. Mas Silvio Luiz, aos 32 anos, se recuperou e se diz apto a ajudar o Juventude a voltar à Série B do campeonato brasileiro. E já não pensa em parar.

“Jogar futebol era um sonho de criança, infelizmente houve essa fatalidade, mas agora estou retornando e espero dar alegria à minha família e meus filhos, que sempre apostaram na minha recuperação”, diz o goleiro, que atendeu à reportagem do UOL Esporte ao final do treino no Estádio Alfredo Jaconi, na cidade gaúcha de Caxias do Sul.

No dia 22 de junho de 2008, Silvio Luiz bateu seu carro na traseira de um ônibus, no subúrbio do Rio de Janeiro. Com a forte batida, ele “apagou” e chegou a ficar em coma induzido no hospital. O jogador teve de passar por cirurgia no ombro direito, que ficou imobilizado por dois meses. “Sentia muita dor e não podia dormir deitado. Foram duros estes dois primeiros meses”, conta o goleiro.

Ele nem chegou a atuar pelo Boavista, do Rio de Janeiro, clube no qual estava na época do acidente. Destaque da equipe do São Caetano que chegou a ser vice-campeã da Copa Libertadores em 2002, e com passagens pelo Corinthians e pelo Vasco da Gama, Silvio Luiz escolheu o Juventude, da Série C, para voltar a jogar futebol, coisa que não faz a cerca de dois anos.

O presidente do Juventude, Milton Scola, conta que o clube buscava um goleiro experiente para a temporada de superação para a equipe da serra gaúcha, que em dois anos saiu da Série A para a Série C. E o nome de Silvio Luiz, considerado “bom de grupo”, caiu como uma luva para as pretensões do clube. “Felizmente, ele entendeu nossa proposta e nós entendemos o momento dele”, afirma Scola.

Embora experiente, o goleiro terá de provar nos treinamentos que tem condições de ser titular já no primeiro jogo do Campeonato Gaúcho, que ocorre no dia 17. O treinador Osmar Loss prefere não garantir a titularidade de Silvio Luiz. “A ideia é observar as condições físicas e técnicas do jogador. Ainda temos bastante tempo de treinamentos até o início do Gauchão”, diz.

O goleiro garante não sentir mais receio de cair e fazer movimentos com o ombro direito, reconhece que aos 32 anos já não possui a mesma agilidade, mas pode “encurtar os caminhos” devido à experiência. E se diz pronto a assumir a camisa 1 do Juventude. “A parte técnica ninguém esquece, mas é preciso estar bem fisicamente. E eu acredito que estou. Se me pedirem, vou estar apto a ajudar”, promete.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host