UOL Esporte Futebol
 
11/01/2010 - 20h54

Um dos mais caros do Grêmio, Fábio Rochemback inicia 2010 na reserva

Marinho Saldanha
Em Bento Gonçalves (RS)
  • Rochemback viu Ferdinando e Adilson serem titulares no coletivo

    Rochemback viu Ferdinando e Adilson serem titulares no coletivo

Titular desde sua contratação, no segundo semestre de 2009, Fábio Rochemback inicia 2010 como reserva. No treinamento coletivo desta segunda-feira, Silas Pereira utilizou Adilson e Ferdinando como dupla de volantes. Contestado na temporada passada, Fábio é um dos jogadores mais caros do Grêmio. Entretanto, será somente opção.

O esquema tático deste ano é diferente de 2009; com dois volantes lado a lado, não há a separação entre primeiro e segundo homem. Inicialmente seria um ponto positivo, já que Rochemback tem facilidade em sair jogando e no arremate de média distância. Por outro lado, a displicência verificada em alguns lances do coletivo dá argumentos para a decisão do técnico. Exemplo disso foi o lance que originou o segundo gol dos titulares nesta segunda-feira. Mesmo com opções a seu lado, Fábio tentou inverter uma bola na intermediária, Souza tomou e o gol foi marcado.

Um dos pontos que poderiam pesar para a escalação do volante é o apoio da direção. Sempre que questionados pela imprensa, tanto Duda Kroeff quanto Luiz Onofre Meira defenderam o jogador, explicando seu rendimento abaixo da média pela falta de uma pré-temporada e necessidade de adaptação ao futebol brasileiro. Neste ano, todos os trabalhos estão sendo realizados, mas o banco de reservas será o lugar do atleta no início da temporada.

Mesmo com os números mantidos em sigilo, especula-se que Rochemback receba salários próximos a R$ 200 mil, o que totaliza R$ 2,4 milhões ao ano. Campeão português com o Sporting, com passagens pelo Barcelona, eleito melhor jogador de Portugal por duas temporadas, tendo inclusive convocações para a seleção brasileira, no Grêmio, Fábio terá de recuperar o espaço que foi tomado por Ferdinando.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host