Silas analisará seus adversários
A modernização do futebol trouxe muitas inovações na maneira de comandar um time. Hoje, recursos audiovisuais, imagens, gráficos e planilhas são usados para a compreensão de um sistema. A observação de adversários é algo comum entre os grandes clubes. Silas Pereira, técnico do Grêmio, afirmou que usará todos os fatores possíveis para montar seu time e o principal deles é o acompanhamento do oponente.
“Temos que ver como irá ser montado o time do Pelotas”, disse Silas em sua primeira coletiva durante a pré-temporada. Nesta terça-feira, após o jogo treino contra o São Paulo local, voltou a lembrar a necessidade de levar em conta o outro lado. “Já estamos vendo alguns vídeos e buscando informações sobre o Pelotas”, lembrou.
A definição de montar o Grêmio com base na estrutura tática do adversário é contrária ao que fazia o ex-técnico do time. Paulo Autuori escalava sempre o mesmo time, no mesmo sistema, independente de jogar em casa ou fora, contra qualquer oponente.
De fato, não há ainda uma certeza quanto a equipe que entrará em campo, pois, várias opções foram testadas no jogo-treino da última terça-feira. “Mudamos de esquema em meio ao jogo sem trocar as peças no time reserva. Mantive o Borges para testar com o Jonas. O Rochemback ainda não tem as melhores condições, deve receber mais chances no decorrer do ano. São muitas coisas que ainda devem ser observadas”, disse Silas.
Outro ponto que pode influenciar na escalação de um jogador é a parte física. Aparentemente recuperados do desgastante início de pré-temporada, os atletas buscam reunir condições adequadas para a estréia no Estadual daqui a 4 dias.
Nesta quarta-feira serão realizados dois turnos de treinamentos. O da manhã teve sua ênfase na parte física, com circuitos de corridas e utilização de cones. Durante o período da tarde Silas Pereira trabalhará taticamente com o elenco.
O departamento jurídico do clube aguarda a liberação de Rafael Marques. Expulso no último jogo do Gauchão de 2009, o zagueiro espera que o Tribunal da Federação Gaúcha de Futebol defira o pedido do Grêmio de troca de pena. O prazo para isto é está quarta-feira. O clube argumenta que Rafael poderia ter cumprido a suspensão em uma partida da Copa Arthur Dallegrave, que é disputada pelo time B.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas