UOL Esporte Futebol
 
13/01/2010 - 20h10

Rafael Marques é liberado para estreia no Campeonato Gaúcho

Marinho Saldanha
Em Bento Gonçalves (RS)

Rafael Marques era um dos zagueiros titulares do Grêmio para 2010, até que a notícia de sua suspensão fez o técnico Silas Pereira buscar alternativas. Maurício acabou virando opção. Porém, com bolhas nos pés, foi poupado de parte do jogo-treino da última terça-feira, fazendo com que Rafael voltasse à titularidade. O impasse da liberação do jogador chegou a um fim na tarde desta quarta-feira. O Tribunal de Justiça da Federação Gaúcha de Futebol deferiu o pedido do Grêmio, alterando a pena do atleta e liberando para a partida contra o Pelotas, dia 17.

No Gre-Nal que decidiu o returno do Estadual de 2009, Rafael foi expulso e o Grêmio, derrotado. Este fato gera uma suspensão automática para a próxima competição regida pela Federação. O argumento do departamento jurídico gremista era que a esta já havia sido disputada, a Copa Arthur Dallegrave. Esta competição tem por objetivo manter os clubes do interior em atividade no segundo semestre do ano, com Internacional e Grêmio utilizando seus times B.

O Tribunal, por sua vez, acreditava que o jogador deveria cumprir a suspensão na primeira competição de que realmente participasse. Entretanto, houve um acordo com a pena sendo transferida. O único ponto de interrogação que persiste em toda esta problemática jurídica é qual será a nova pena alternativa a ser imposta. Até sexta-feira o Grêmio receberá um documento informando o que deve ser feito.

Com Rafael Marques de volta ao time, Maurício retorna ao banco de reservas. Nesta quinta-feira, o time tricolor realiza seu segundo jogo-treino do período de pré-temporada. A partida será realizada no Caldeirão Rubro-Negro, no distrito de São Valentim, contra o Flamengo local, às 18h. Silas Pereira deve, mais uma vez, utilizar titulares em um tempo e reservas em outro.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host