UOL Esporte Futebol
 
13/01/2010 - 08h25

Sem clubes na Série A, Pernambucano começa com três grandes de 'cara nova'

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A temporada de 2009 ainda está viva na memória dos torcedores pernambucanos, por conta da péssima campanha dos clubes da capital no Campeonato Brasileiro. Náutico e Sport foram rebaixados para a Série B, já o Santa Cruz não conseguiu passar da primeira fase da Série D. Por conta disso, as equipes se reformularam e iniciam o estadual com muitas novidades em seus elencos.

TODOS OS CAMPEÕES PERNAMBUCANOS

Sport 38 títulos
Santa Cruz 24 títulos
Náutico 21 títulos
América-PE 6 títulos
Torre 3 títulos
Tramways 2 títulos
Flamengo-PE 1 título

Atual tetracampeão, o Sport apostou na experiência do técnico Givanildo Oliveira, que tem uma história de sucesso no clube, para reformular o grupo e montar um elenco forte para a disputa desta temporada. O treinador fez uma lista com diversos nomes para a diretoria, que contratou oito jogadores até o momento. Os laterais-direito Júlio César e Eduardo Ratinho, o lateral-esquerdo André Luís, o zagueiro Montoya, os meias Ricardinho e Eduardo Ramos e os atacantes Dairo e Nádson.

O Santa Cruz, último campeão antes da hegemonia do Sport, começou a projetar o ano de 2010 em setembro de 2009, logo após a eliminação na Série D, quando contratou Raimundo Queiroz, para ser diretor de futebol. Depois de quase dois meses sem técnico, o clube anunciou Lori Sandri, que retorna ao clube após 26 anos e com uma ambição um tanto quanto modesta para este estadual: classificar o clube para a quarta divisão do nacional. O próprio treinador já disse que o título seria uma grata surpresa.

Visando a reformulação do elenco a diretoria do Santa Cruz contratou 12 jogadores para esta temporada: os goleiros Darci e Bagio, os zagueiros Alysson, Leandro Cardoso e Luiz Eduardo, o lateral-esquerdo Robinho, os volantes André Paulino, Goiano e Renam Grampola, os atacantes Andre Leonel e Val Barreto e o experiente meia Jackson, que disputou o último Brasileirão pelo Vitória-BA.

O Náutico foi o último dos grandes clubes pernambucanos a se preparar para esta temporada, devido a um turbulento processo eleitoral, que só foi definido no dia 21 de dezembro e terminou com o candidato da situação Berillo Junior eleito como o novo presidente do clube. Por conta desse impasse, a equipe só foi contratar um treinador, Gulherme Macuglia, faltando apenas dois dias para acabar o ano.

Devido a todos esses problemas o Náutico foi o clube que menos contratou para este estadual e trouxe somente cinco jogadores: o goleiro Gustavo, o zagueiro Gomes, os volantes Ramirez e Marcio Tinga e o meia Itamar. Além dos novos reforços a diretoria manteve no elenco o principal ídolo da equipe, o atacante Carlinhos Bala, que renovou até o final de dezembro e vai tentar trazer ao time o troféu do estadual, que vem desde 2004.

Outra novidade para este estadual, que gerou muita polêmica, foi a mudança na fórmula de disputa da competição. Como o Estatuto do Torcedor impede alterações no regulamento em menos de dois anos de vigência do mesmo, o anterior havia iniciado em 2009, o Sport não concordou com a modificação, tanto que não compareceu à votação que definiu o novo formato, inspirado no do Campeonato Paulista.

MAIOR SEQUÊNCIA DE TÍTULOS

Náutico hexacampeão 1963-1968
Santa Cruz pentacampeão 1969-1973
Sport pentacampeão 1996-2000

Por conta disto, um grupo de torcedores do Sport entrou com uma representação no Ministério Público de Pernambuco, que convocou uma reunião com os clubes na semana passada e fez com que todas as entidades assinassem um termo de compromisso, que impede novas mudanças no regulamento sem que se cumpram as exigências do Estatuto do Torcedor. Depois disso se encerrou a polêmica e o campeonato vai acontecer normalmente.

Com 12 participantes na primeira fase, as equipes jogarão entre si em dois turnos. As quatro melhores avançam às semifinais, com o primeiro colocado enfrentando o quarto e o segundo encarando o terceiro, em jogos de ida e volta. Os vencedores das semifinais disputam o título, também em dois jogos

As equipes classificadas do 5º ao 8º lugares na primeira fase e que não estejam localizadas na cidade de Recife disputarão o título de "campeão do Interior". Os dois últimos colocados na primeira fase da competição serão rebaixados e vão disputar a segunda divisão em 2011.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host