UOL Esporte Futebol
 
17/01/2010 - 15h58

Após surpreender Camarões, Gabão empata com Tunísia na Copa Africana

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Gabão teve o domínio da partida, mas a Tunísia criou as melhores chances e até acertou o travessão. No entanto, as duas seleções saíram do estádio da Chela, em Lubango (Angola), com um empate sem gols neste domingo, pela segunda rodada da Copa Africana de Nações.

Em sua estreia na competição, o Gabão surpreendeu ao derrotar Camarões por 1 a 0 pelo grupo D do torneio continental. A Tunísia, por sua vez, havia empatado por 1 a 1 com a Zâmbia.

Os gabonenses levaram perigo aos nove minutos de jogo. Cousin cruzou da esquerda, Aubameyang dominou, mas o goleiro Mathlouthi saiu bem para impedir a jogada. Os gabonenses dominaram o início da partida, com uma pressão no campo de defesa dos tunisianos.

A Tunísia respirou um pouco aos 16, em um chute de Jemaa para fora. O Gabão voltou a assustar aos 20. Após uma cobrança de escanteio, Mouloungui cabeceou e a bola saiu rente à trave direita. Apesar do domínio gabonense, as Águias de Cartago tiveram a melhor chance para abrir o placar na etapa inicial.

Aos 27, Moundounga falhou ao tentar recuar e a bola sobrou para Chermiti. O tunisiano driblou o goleiro Ovono, mas errou a finalização. No minuto seguinte, Jemaa cobrou falta e mandou por cima. Dois minutos depois, Gabão reagiu em uma falta batida por Ambourouet e defendida em dois tempos por Mathlouthi.

O Gabão quase ficou na frente aos 34: em contra-ataque, Moundonuga bateu e Mathlouthi espalmou. O goleiro tunisiano apareceu bem novamente aos 37 ao pegar um chute de Aubameyang. Mouloungui mandou para fora aos 45, após falta cobrada por Moundounga.

Na segunda etapa, as duas equipes demoraram para criar oportunidades perigosas. Aos 19 minutos, Mathlouthi defendeu um chute de Aubameyang. O atacante gabonense falhou na tentativa de dominar a bola aos 21, quando estava sozinho diante do goleiro tunisiano.

A Tunísia esteve perto de ficar em vantagem aos 36, quando Akaïchi acertou o travessão. Gabão ainda reclamou de um pênalti em Cousin aos 45, mas o árbitro nada marcou e a partida terminou mesmo com um empate sem gols.

Neste domingo, às 16h30 (horário de Brasília), Camarões e Zâmbia fazem o outro jogo do grupo D. As seleções voltam a campo na quinta-feira: Gabão enfrenta Zâmbia (em Benguela), enquanto Camarões pega a Tunísia (em Lubango) – os dois jogos começam às 14h.

GABÃO 0 x 0 TUNÍSIA

Gabão
Didier Ovono; Georges Ambourouet, Moise Brou Apanga, Bruno Ecuele Manga, Rodrigue Moundounga; Paul Kessany, Stéphane N’guema (Djissikadie), Bruno Zita Mbanangoye, Eric Mouloungui (Meyé); Pierre-Emerick Aubameyang, Daniel Cousin
Técnico: Alain Giresse

Tunísia
Aymen Mathlouthi; Yassine Mikari (Ben Saada), Souhail Ben Radhia, Karim Haggui, Ammar Jemel; Khaled Korbi, Hocine Ragued, Amine Chermiti (Akaïchi), Zouheir Dhaouadi (Nafka), Youssef Msakni; Issam Jemaa.
Técnico: Faouzi Benzarti

Data: 17/01/2010, domingo
Local: Estádio da Chela, em Lubango (Angola)
Árbitro: Bonaventure Koffi Codjia (Benin)
Cartões amarelos: Moundounga, Kessany, Aubameyang (Gabão), Dhaouadi, Ben Radhia (Tunísia)

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host