UOL Esporte Futebol
 
22/01/2010 - 17h59

São Paulo derrota Juventude e faz clássico em sua nona final da Copinha

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O São Paulo venceu o Juventude nesta sexta-feira por 2 a 0 e disputará a sua nona final da Copa São Paulo de Júnior. Na decisão, o time do Morumbi vai enfrentar o vencedor do clássico paulista entre Santos e Palmeiras. A final acontece na segunda-feira, no estádio do Pacaembu, como parte das comemorações do aniversário da capital paulista.

Com este resultado, o São Paulo alcançou a sua nona final da competição. Até agora, o time do Morumbi conquistou dois títulos (1993 e 2000) e seis vice-campeonatos. Os outros dois semifinalistas Santos e Palmeiras, que se enfrentam neste sábado, às 16h, em São Carlos, tem duas finais no currículo. Os santistas venceram uma vez, em 1984, e os palmeirenses nunca foram campeões.

Para chegar à decisão, o São Paulo foi o primeiro colocado do grupo H, com três vitórias em três jogos, e na fase eliminatória passou por Vitória (4 a 0), Guarani (5 a 1) e Cruzeiro (2 a 1).

Na primeira etapa, o Juventude deixou claro qual era a sua melhor arma: a defesa. Por outro lado, o São Paulo procurou trabalhar a bola e furar a defesa rival. Os gaúchos chegavam ao campo rival principalmente em contra-ataques e em bolas paradas. No entanto, os paulistas tampouco levavam perigo ao goleiro Follmann.

Aos 27min, Zé Vítor fez um longo lançamento para o ataque. Ronieli dominou a bola, partiu para cima de Goiano e foi derrubado na grande área. O capitão do time, Zé Vítor, foi para a cobrança do pênalti e bateu o goleiro Follmann, que havia pegado três penalidades contra o CFZ-DF, nas quartas.

Na sequência, o Juventude tentou reagir, mas seguiu mostrando pouco poderio ofensivo. Por outro lado, o São Paulo trabalhava a bola com tranquilidade e passou a se preocupar mais com a defesa, se expondo menos. O jogou ficou truncado e o primeiro tempo terminou com a vitória parcial do time do Morumbi.

Na segunda etapa, o São Paulo voltou bastante ligado e foi logo para o ataque. Aos 3min, os são-paulinos tabelaram na entrada da área e a bola sobrou para Marcelinho, que chutou no canto esquerdo alto de Follmann e fez o segundo.

O Juventude tentou atacar, mas a defesa do São Paulo soube segurar o ataque rival. Com isso, os gaúchos arriscavam principalmente chutes de longa distância. Como aos 27min, quando Alex acertou um belo arremate e obrigou Richard a fazer uma bela defesa. Aos 35min, Dener cruzou bola da ponta direita e Bruno Anjos cabeceou por cima do gol de Follmann, quase fazendo o terceiro. Mas o duelo acabou em 2 a 0 mesmo.

JUVENTUDE 0 X 2 SÃO PAULO

JUVENTUDE
Follmann; Gustavo, Marquinhos, Bressan e Alex; Jaisson, Deoclécio (Moraes), Goiano e Marcos Vinícius (Ramiro); Hiago e Ramón (Fabrício)
Técnico: Carlos Moraes

SÃO PAULO
Richard, Filipe Agauí (Willian), Luís Paulo, Fabiano e Felipe; Zé Vítor, Casimiro, Dener e Marcelinho; Ronieli (Paulo Henrique) e Lucas Gaúcho (Bruno Anjos)
Técnico: Sérgio Baresi

Data: 22/1/2010, sexta-feira
Local: estádio Alfredo Chiavegato, em Jaguariúna (SP)
Árbitro: Cássio Luiz Zancopé
Cartões amarelos: Goiano, Willian e Casimiro
Gols: Zé Vítor, aos 28min do primeiro tempo; Marcelinho, aos 3min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host