UOL Esporte Futebol
 
23/01/2010 - 07h03

Campeonato Potiguar começa com América-RN e ABC tentando retomar hegemonia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Neste domingo tem início a 92ª edição do Campeonato Potiguar de futebol, que promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos. Os dois maiores vencedores do Estadual, América-RN e ABC, tentam recuperar o troféu de campeão, que na última temporada ficou com o Assu, o quarto time do interior a vencer competição nesta década.

TODOS OS CAMPEÕES

CLUBE
TÍTULOS
ABC
50
América-RN
32
Alecrim
7
Santa Cruz
1
Baraúnas
1
Potiguar de Mossoró
1
Corintians
1
Assu
1
Centro Esportivo
1

Segundo maior vencedor do Potiguar com 32 títulos, o América-RN mudou a diretoria e o novo presidente prometeu montar um time forte para conquistar o Estadual, que não vem desde 2003. Querendo esquecer a última temporada, quando quase foi rebaixado para a Série C do Brasileiro, o clube vai disputar o campeoanto com força total, para embalar nas competições ao longo do ano.

Já o ABC quer voltar a dar alegria à sua torcida e apagar da lembrança a última posição na Série B do Campeonato Brasileiro, o que lhe custou o rebaixamento para a terceira divisão. Maior vencedor do Potiguar com 50 títulos, o clube também está com nova diretoria, que pretende mostrar serviço logo de cara, vencendo o Estadual que não vem desde 2008.

Do interior, Potyguar Seridoense, que surpreendeu ano passado ficando com o vice-campeonato, quer dar voos ainda mais altos. Santa Cruz, Corintians, Potiguar e Baraúnas fizeram bons amistosos na pré-temporada e prometem dar trabalho aos times da capital. O Centenáo Pauferrense, novato, vem com a pompa de ter sido o campeão da segunda divisão e tenta se manter na elite.

Como está sendo de praxe nos Estaduais ao longo do país, o Campeonato Potiguar também sofre com estádios precários espalhados pelo interior – tanto que dois deles ainda não estão liberados pela Federação Norterriograndense de Futebol: o 9 de Janeiro, do recém promovido Centenário Pauferrense, e o José Nazareno do Nascimento, na cidade de Goianinha, onde o Alecrim, que é de Natal, manda seus jogos.

Neste ano, a competição será dividida em dois turnos: o primeiro chamado de Copa Rio Grande do Norte, e o segundo será a Taça Cidade do Natal. Ao final da primeira metade da competição, os dois times de melhor campanha se classificam para a final e o campeão estará automaticamente na finalíssima do Potiguar.

Caso o primeiro colocado tenha mais de três pontos em relação ao segundo no final do turno, a equipe estará automaticamente na finalíssima da competição. A Taça Cidade de Natal tem o mesmo formato de disputa da Copa Rio Grande do Norte e, caso um clube seja vencedor dos dois turnos, será automaticamente o campeão Potiguar de 2010. O último colocado na classificação geral será rebaixado para a segunda divisão em 2011.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host