UOL Esporte Futebol
 
27/01/2010 - 07h05

Após quatro décadas, clube peruano retorna à Libertadores como milionário

Das agências internacionais
Em Lima (PER)

Clube pouco conhecido no Brasil, o peruano Juan Aurich estreia nesta quarta-feira na Copa Libertadores da América sob grande expectativa em seu país. Controlado por um grupo de empresários, o time recebe o Estudiantes Tecos, do México, com a missão de, ao menos, melhorar a sua última apresentação no torneio continental, em 1969.

O Aurich foi o terceiro colocado do Peruano de 2009, tendo terminado atrás de Universitario e Alianza Lima. Entretanto, a equipe da cidade de Chiclayo, a 780 km da capital Lima, é a que tem o maior poderio econômico: US$ 3 milhões serão investidos em 2010 – cifra superior a qualquer outro time daquele país.

Buscando uma vaga para a fase de grupos da Libertadores, o Juan Aurich não disputava o campeonato mais importante da América do Sul havia 41 anos. A última participação fora em 1969, quando ficou em último lugar em seu grupo – o Estudiantes de La Plata, da Argentina, se sagrou o campeão do torneio.

Agora no século 21, o Juan Aurich vai à Libertadores comandado pelo colombiano Luís Suárez, que recentemente dirigiu a seleção equatoriana. No elenco da equipe, o destaque fica por conta do jovem atacante Reimond Manco, de 19 anos, destaque do Sul-Americano sub-17 de 2007 e contratado por empréstimo junto ao PSV, da Holanda.

Caso consiga eliminar o Estudiantes Tecos após as partidas de ida e volta da fase inicial da Libertadores, o Juan Aurich ingressará no grupo 3. A chave conta com o também peruano Alianza Lima, o Bolívar e o atual campeão sul-americano, o Estudiantes de La Plata.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host