UOL Esporte Futebol
 
31/01/2010 - 07h04

Com René Simões ameaçado, Ceará faz o "Clássico-rei" contra o Fortaleza

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Um dos duelos mais tradicionais do futebol brasileiro, o “Clássico-Rei”, acontece neste domingo. Ceará e Fortaleza se enfrentam no Castelão, às 17h (de Brasília), com a vitória valendo objetivos diferentes para os dois clubes. Para o time alvinegro os três pontos significam tranquilidade para o técnico René Simões, que está ameaçado de demissão. Já pra a equipe tricolor, vencer pode significar a liderança.

O Ceará perdeu os últimos três jogos e despencou da primeira para a 10ª colocação. Para tentar a reabilitação contra o maior rival, o técnico René Simões terá à disposição o zagueiro Fabrício e o volante Heleno, que cumpriram suspensão na derrota para o Boa Viagem, por 3 a 2. Existe também a possibilidade da estreia do goleiro Diego.

Apesar disso o atacante Misael sentiu um estiramento na coxa direita e, segundo o médico do clube, Joaquim Garcia, não terá condições de jogo. Mas isso não deve preocupar o treinador que terá a sua disposição Jean Coral, que foi regularizado e pode estrear pelo clube. René Simões está confiante em uma vitória do Ceará no clássico.

“Um clássico é sempre um jogo muito importante e que muitas vezes pode melhorar ou piorar a fase de um clube. Não vivemos um bom momento, mas o trabalho está apenas no início e estamos trabalhando forte para recolocar o Ceará no caminho das vitórias. Será um jogo decisivo e muito disputado, mas estou confiante num bom resultado. Clássico é sempre imprevisível”, disse René Simões.

Já Fortaleza está embalado e vem de uma sequência de três vitórias consecutivas, todas elas conquistadas no estádio Alcides Santos, o Pici, que levou a equipe da lanterna do Campeonato Cearense, para a terceira colocação, com chances de terminar a rodada como líder. O antes ameaçado técnico Luiz Müller agora está prestigiado e quer conquistar sua primeira vitória em um clássico, para ficar com a moral mais elevada ainda.

Apesar do treinador fazer mistério e comandar treinos fechados ao longo da semana, a equipe não deve sofrer muita alteração, da que venceu o Horizonte, na última quarta-feira, por 2 a 0. A única mudança na equipe deve ser o retorno do volante Leandro, que cumpriu suspensão na última rodada.

A última vez que o Tricolor venceu uma partida sem ter sua defensiva vazada foi no dia 29 de setembro de 2009, quando venceu o Ipatinga/MG por 1 a 0, pela Série B do O bom desempenho do sistema defensivo deixou Müller na dúvida sobre se vai mexer na formação, visando ao clássico contra o Ceará. O volante Leandro está à disposição.

O “Clássico-rei” deste domingo é o de número de 446 entre as duas equipes e a vantagem é do Ceará, que venceu 147 jogos, contra 137 triunfos para o Fortaleza, e mais 159 empates. Ainda neste domingo jogam Crato x Guarany-CE, Limoeiro x Quixadá, e Maranguape x Ferroviário-CE. Na segunda, encerram sétima rodada do Campeonato Cearense, Itapipoca x Guarani de Juazeiro.

CEARÁ X FORTALEZA

Data: 31/01/2010 (domingo)
Horário: 17h (de Brasília)
Local: estádio Castelão, em Fortaleza
Arbitro: Wladyerisson Oliveira (CE)
Auxiliares: Thiago Brígido e Armando Lopes (CE)

Ceará
França (Diego); João Marcos, Anderson (Fabrício), Diego e Augusto; Michel, Heleno, Ernandes e Rone Dias; Vavá e Wellington Amorim
Técnico: René Simões

Fortaleza
Fabiano; André Turatto, Gaúcho e Gilmak; Leandro, Guto, Peter, Bismarck, Alex Gaibú (Paulo Isidoro); Jonhes (Betinho) e Tatu.
Técnico: Luiz Müller

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host