UOL Esporte Futebol
 
03/02/2010 - 19h42

Defoe marca três e garante Tottenham nas oitavas da Copa da Inglaterra

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Depois de eliminar o Manchester United na última fase da Copa da Inglaterra, o Leeds United não resistiu nesta quarta-feira a mais um time da elite do futebol inglês. Atualmente na terceira divisão nacional, o time da cidade de Leeds perdeu para o Tottenham por 3 a 1, no estádio Elland Road, e acabou eliminado da competição, já que a partida de ida, fora de casa, terminou em empate por 2 a 2. O atacante Defoe foi o grande nome do jogo, marcando os três gols dos visitantes.

Com a classificação, o Tottenham confirma ainda mais sua boa campanha nesta temporada. Além de ser o atual quarto colocado no Campeonato Inglês, atrás apenas dos "grandes" Chelsea, Manchester United e Arsenal, o time do brasileiro Gomes avança para as oitavas de final da Copa da Inglaterra e agora enfrenta o Bolton na próxima fase do torneio.

Por outro lado, o Leeds United ainda luta para retornar ao posto de uma das principais equipes do futebol inglês. Dono de três título da Premier League, o Leeds passou por uma crise financeira que iniciou na temporada 2001/02. Desde então, acumulou duas quedas e agora luta para retornar à segunda divisão do futebol inglês – atualmente, é o time com melhor aproveitamento do campeonato.

Os torcedores que lotaram o estádio Elland Road (37.704 pessoas) puderam ver muita raça do time da casa. Mas quem definitivamente tomou conta do jogo foi o Tottenham, que por diversas vezes – duas vezes com Defoe e uma com Kranjcar – ofereceu muito perigo ao gol do Leeds. Aliás, Ankergren fez ótimas defesas e foi essencial para segurar o resultado. Mas aos 37min, o goleiro dinamarquês não resistiu.

Bentley avançou pela direita desde o meio-campo, chegou à linha de fundo e tocou para Defoe. O atacante se atrapalhou para ajeitar a bola, mas conseguiu chutar da esquerda; a finalização não saiu como Defoe queria, mas enganou o goleiro Ankergren e entrou no ângulo esquerdo, inaugurando o placar. E foi necessário um gol para acordar os donos da casa.

O fim do primeiro tempo foi de total domínio do Leeds, que apoiado por sua torcida conseguiu avançar e permanecer com praticamente todos os jogadores no campo de ataque. Do lado do Tottenham, o brasileiro Gomes também se destacou, impedindo o gol dos anfitriões em uma linda defesa com a ponta dos dedos após um desvio de cabeça.

No lance do empate do Leeds, o próprio Gomes salvou de novo sua equipe, mas no rebote, o atacante Becchio chegou de carrinho e completou para o gol, já aos 46min da etapa inicial. Porém, o intervalo parece ter esfriado a equipe do Leeds, ao contrário do Tottenham, que voltou ligado e passou novamente a dominar a partida. E quando o jogo se encaminhava para a prorrogação, Defoe apareceu de novo.

O atacante aproveitou cruzamento de Bentley – mais uma vez – da direita e só tocou para dentro, quase da pequena área. A partir daí, o Leeds partiu para o "tudo ou nada", mas pouco efetivo, como durante a maioria da partida, não conseguiu furar o bloqueio armado pelo Tottenham. Em um contra-ataque, Defoe avançou, driblou o goleiro e marcou seu terceiro gol na partida.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host