UOL Esporte Futebol
 
05/02/2010 - 07h26

Aprender português é objetivo que une estrangeiros do Atlético-MG

Bernardo Lacerda
Em Vespasiano (MG)
  • Jairo Campos diz que está se comunicando bem com colegas

    Jairo Campos diz que está se comunicando bem com colegas

O elenco do Atlético-MG contar com quatro jogadores estrangeiros na atual temporada e para um deles, o goleiro uruguaio Carini, os “forasteiros” precisam entender o português para melhor se comunicaram dentro de campo. “A língua oficial é o Português, que é a língua daqui. Não é porque tem muitos jogadores de fora, que nós temos de falar espanhol. Temos de nos comunicar de forma que todos entendam”, justificou Carini.

Além do camisa 1, o Atlético-MG conta atualmente em seu elenco com outros três jogadores estrangeiros, todos zagueiros: o equatoriano Jairo Campos e os paraguaios Benitez e Cáceres, a mais recente contratação do time alvinegro. O colombiano Rentería, que estava no clube na temporada passada, não acertou sua permanência e rescindiu o contrato em janeiro deste ano.

Para Carini, é importantes que os estrangeiros consigam se comunicar da melhor maneira com os jogadores brasileiros. “Temos de aprender a falar um pouco de português. A língua oficial é o português e nós temos de saber comunicar”, destacou.

 

Essa preocupação em relação ao idioma não é recente para Carini. Já em sua chegada a Belo Horizonte, ano passado, durante o Campeonato Brasileiro, o goleiro uruguaio revelava sua intenção de aprender português para se comunicar com tranquilidade com jogadores e comissão técnica.

O equatoriano Jairo Campos observou, em recente entrevista coletiva, que já está conseguindo ser melhor compreendido pelos companheiros. “Não tem tido problema. Todos já estão conseguindo entender bem o que a gente fala. Aos poucos já estou aprendendo algumas coisas de português”, observou o zagueiro.

O mais novo reforço atleticano, o paraguaio Cáceres, que foi apresentado esta semana, tem uma situação favorável. É segunda vez que defende o Atlético-MG. Ele atuou pelo alvinegro mineiro em 2005, o que significa que já conviveu com o idioma português e isso poderá facilitar a sua comunicação com os seus atuais companheiros.

 

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host