UOL Esporte Futebol
 
12/02/2010 - 12h31

Togo apela ao CAS contra punição imposta pela Confederação Africana

Das agências internacionais
Em Lomé (Togo)

Nesta sexta-feira, um comitê que representa a Federação Togolesa entrou com um apelo à Corte Arbitral do Esporte (CAS). O grupo tenta anular a punição imposta pela Confederação Africana (CAF), que proibiu a seleção de participar das duas próximas edições da Copa Africana de Nações.

A CAF suspendeu os togoleses após a equipe deixar de participar da CAN-2010, disputada em Angola. Além disso, a entidade multou a federação local em US$ 50 mil. A seleção não disputou o torneio após sofrer um atentado em Cabinda.

Em 8 de janeiro, a delegação togolesa se deslocava de ônibus pela região de Cabinda quando foi atacada por membros da Flec (Frente de Libertação do Estado de Cabinda). O grupo rebelde metralhou o veículo por cerca de meia hora.

Três pessoas morreram no ataque: o treinador assistente da seleção do Togo, Abalo Amelete, o chefe de imprensa, Stan Ocloo, e o motorista do ônibus. O goleiro reserva Kodjovi Kadja Obilalé foi ferido gravemente e levado para a África do Sul, onde passou por uma cirurgia.

Os jogadores cogitaram a possibilidade de desistir da CAN-2010, mas decidiram participar do torneio. No entanto, o governo togolês exigiu o retorno dos atletas ao país.

A seleção togolesa estava no grupo B da CAN-2010, ao lado de Costa do Marfim, Burkina Fasso e Gana.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host