UOL Esporte Futebol
 
25/02/2010 - 16h57

Cissé faz dois e Panathinaikos elimina Roma na Liga Europa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Sem Totti, Luca Toni e Julio Sérgio, a Roma voltou a perder nesta quinta-feira, para o Panathinaikos, desta vez em casa, novamente por 3 a 2, pela segunda fase da Liga Europa, e deu adeus à competição continental. O jovem Ninis, de 19 anos, e o experiente Cissé, de 28, foram os grandes nomes do jogo. O grego marcou um gol, sofreu um pênalti e deu uma assistência, enquanto o francês anotou duas vezes.

Mesmo sem quatro titulares - Pizarro também ficou de fora -, a Roma tinha a obrigação de vencer o Panathinaikos em casa para se classificar às oitavas de final da Liga Europa. No primeiro jogo, em Atenas, a equipe romana havia permitido perdido por 3 a 2, com o gol da virada marcado aos 43min do segundo tempo, por Cissé, pondo fim a uma invencibilidade que já durava vinte jogos.

Para recompor a equipe sem quatro de seus principais jogadores, o técnico Cláudio Ranieri postou Vucinic como homem de referência no ataque, aproximou Taddei dele, como segundo homem de frente, e deixou a armação da equipe a cargo de Brighi. Atrás, Doni, que sofreu três gols em 50min no jogo de ida, foi mantido no lugar de Julio Sérgio. Outros brasileiros, Juan começou como titular, deixando Burdisso no banco, enquanto Julio Baptista, pela Roma, e Gilberto Silva, pelo Panathinaikos, iniciaram o jogo na reserva.

Apesar de precisar da vitória, a Roma começou a partida com uma postura conservadora, o que permitiu que o Panathinaikos logo tomasse a iniciativa do ataque. Os romanos criaram a primeira boa oportunidade em bela jogada individual de Vucinic, que driblou três pela esquerda, entrou pelo centro e chutou para boa defesa de Tzorvas. Pouco depois, aos 11min, a Roma chegou ao primeiro gol. Em falta a meia distância, De Rossi rolou para Riise, que chutou forte de canhota, tirando da barreira. A bola quicou no gramado antes de entrar no canto esquerdo do goleiro grego, rente à trave.

Com a vitória, a Roma passou a cadenciar o jogo, que ficou mais lento, com poucas oportunidades para os dois lados. Somente aos 38min, outro lance levantou a torcida. Em falta praticamente do mesmo lugar de onde saiu o primeiro gol, Riise mais uma vez recebeu de De Rossi e bateu forte, desta vez cruzado e para fora. Aí começava a pane da equipe romana.

Aos 40min, De Rossi se precipitou e derrubou Ninis na área romana, quando o atacante do Panathinaikos estava de costas para o gol, perto da lateral da área. Cissé bateu o pênalti e converteu, mostrando que, mesmo sem paradinha, é possível uma cobrança indefensável. Dois minutos depois, Ninis girou em cima de Brighi e, de fora da área, bateu forte no canto esquerdo de Doni, que pulou e nada encontrou.

A Roma claramente sofreu o baque e antes de conseguir se recuperar, Cassetti perdeu bola no ataque, Ninis recuperou e fez belo lançamento para Cissé ainda do campo de defesa. O francês recebeu na costa da zaga e, quando ia entrar na área, Doni se jogou no chão precipitadamente para tentar interceptar. Aí ficou fácil para Cissé driblar o brasileiro e tocar para o gol, marcando o terceiro dos gregos.

Na volta do segundo tempo, a Roma veio a campo com apenas uma alteração: Julio Baptista no lugar de Brighi. A modificação deu novo ânimo aos romanos, já que o brasileiro passou a organizar as jogadas ofensivas, se aproximando de Vucinic. Faltava, porém, acertar a finalização. Quando o chute saiu certo, a Roma descontou. Cerci fez bela jogada, chutou rasteiro e o goleiro mandou pra escanteio. Na cobrança, a bola sobrou para Riise, que bateu forte para nova defesa de Tzorvas, dessa vez, porém, dando rebote, que De Rossi mandou para as redes.

Precisando marcar mais pelo menos três vezes, só aos 23min Ranieri voltou a mexer na Roma, tirando Cerci e lançando Menez. O Panathinaikos logo neutralizou a alteração, com Gilberto Silva entrando no lugar de Ninis. A partir daí, só a Roma jogou, mas não conseguiu nem mesmo chegar ao empate. Na melhor jogada, Menez entrou na área pela direita, chutou cruzado e Tzorvas espalmou. Aos 44min, Katsouranis ainda foi expulso, mas aí não adiantava mais nada.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host