UOL Esporte Futebol
 
04/03/2010 - 14h51

Jornal norte-americano destaca "paradinhas" do Brasil

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Mesmo não tendo o futebol como o esporte mais popular do país os americanos deram destaque para a polêmica das paradinhas. O The Wall Street Jornal analisou o uso do artifício às vésperas da Fifa decidir sobre a aprovação ou não de seu uso na Copa do Mundo da África do Sul.

“Neste fim de semana, em Zurique, enquanto faz os últimos preparativos para a Copa do Mundo de junho, o órgão máximo do futebol irá discutir as últimas polêmicas criadas pela magia brasileira: uma devastadora manobra colocada nas cobranças de penalidades conhecida como paradinha”, diz o periódico.

O jornal destaca que recentemente a prática vem sendo muito usada no Brasil e adotada também em outros países, explica passo a passo como os atletas executam o lance e ainda ensina os leitores a pronunciarem "paradinha" em português: par-a-JEEN-ya, de acordo com o veículo.

A matéria cita o clássico entre São Paulo e Santos, no qual Neymar marcou o primeiro gol da equipe enganando Rogério Ceni com a paradinha, e reproduz a fala do goleiro após o lance. “Ele deveria aproveitar para fazer isso enquanto ainda é permitido no Brasil, porque quando ele for para a Europa não poderá mais fazer isso”, disse Ceni.

Os americanos lembram também da opinião de Kaká, que pelo twitter escreveu “Só no Brasil!” após Fred usar a paradinha contra o Vasco, e ainda vão além, relatando todo o contexto histórico da capacidade criativa dos brasileiros, passando dos escravos a Pelé.

O artigo é finalizado com opiniões de dirigentes da liga de futebol dos Estados Unidos e ainda lembra que três dos jogadores brasileiros que atuam no país, o zagueiro Leonardo, o lateral-esquerdo Alex Cazumba e o volante Juninho, todos emprestados pelo São Paulo ao Los Angeles Galaxy, não pretendem utilizar a paradinha na competição.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host