UOL Esporte Futebol
 
18/03/2010 - 18h59

Liverpool bate Lille e avança na Liga Europa; Agüero garante vaga ao Atlético

Do UOL Esporte
Em São Paulo*

O Liverpool segue na briga para “salvar” sua temporada. Desclassificado precocemente da Liga dos Campeões e distante do título do Campeonato Inglês, os Reds garantiram (após perder por 1 a 0 na França) a vaga nas quartas de final da Liga Europa ao bater o Lille por 3 a 0, no estádio Anfield Road, sob os olhos de Diego Armando Maradona. Em Portugal, o genro do treinador argentino, Sérgio Agüero, balançou a rede duas vezes para garantir um empate do Atlético de Madri por 2 a 2 diante do Sporting (Liedson e Anderson Polga marcaram) e também continuar na competição.

CLASSIFICADOS PARA AS QUARTAS DA LIGA

  • REUTERS/Nigel Roddis

    Fernando Torres e Gerrard marcaram os gols
    da classificação do Liverpool pela Liga Europa

  • AP Photo/Alvaro Isidoro

    Argentino Agüero marcou os dois gols do Atlético de Madri, que eliminou o Sporting da competição

O brasileiro Lucas tratou de deixar as coisas mais fáceis para o Liverpool no Anfield Road. O volante recebeu pelo lado esquerdo, invadiu a área e depois de passar por dois defensores acabou derrubado. Steven Gerrard foi para a cobrança de pênalti e abriu o placar, aos 8min. O jogo seguiu bastante movimentado, com superioridade do Liverpool, apesar da chance mais perigosa ter sido do Lille, com Hazard, em finalização à queima-roupa que exigiu ótima defesa de Reina.

Em seguida, a pressão dos Reds foi aumentando a cada minuto, mas os erros nas finalizações fizeram com que o Liverpool fosse para o intervalo apenas com uma vitória simples, resultado que levaria o jogo para a prorrogação. Porém, no início da etapa final, um vacilo na defesa do Lille deixou os franceses ainda mais em desvantagem.

Depois de “chutão” do campo de defesa, Fernando Torres ficou no mano a mano com zagueiro, avançou e tocou com classe, na saída de Landreau. Quase nos acréscimos, logo no ataque após o Liverpool quase sofrer o gol da desclassificação, Gerrard bateu cruzado, o goleiro deu rebote e o mesmo Torres garantiu a classificação aos donos da casa.

Lucas, um dos destaques da partida, falou sobre sua atuação e comentou a classificação do Liverpool. "Estou contente porque, além de conseguir ter cumprido bem com minhas funções defensivas, pude ajudar o time também no ataque. Procurei aparecer para o jogo a todo instante e acabei sofrendo o pênalti que abriu caminho para nossa vitória. Sabemos que a Liga Europa é a nossa oportunidade de terminar bem a temporada. Vamos buscar esse título e a vaga na Liga dos Campeões na sequência do Campeonato Inglês", comemorou.

Na cidade de Lisboa, o argentino Sérgio Agüero colocou os donos da casa na frente logo aos 3min de jogo ao aproveitar cruzamento de Lopez, se adiantar à zaga e tocar para as redes. Pouco depois, o luso-brasileiro Liédson descontou para o Sporting, de cabeça, mas Agüero deixou o Atlético de Madri novamente na frente após receber de Reyes, passar pelo marcador e acertar uma ótima finalização.

Já nos acréscimos da etapa inicial, o brasileiro Anderson Polga usou a cabeça para desviar cobrança de falta de Veloso e deixar tudo igual no estádio José Avalade. Porém, apesar da pressão na etapa final, a equipe portuguesa não conseguiu balançar as redes e, com o empate, o Atlético de Madri garantiu a vaga em função dos gols marcados fora de casa.

Hamburgo perde, mas avança

Depois de conseguir uma boa vitória por 3 a 1 na Alemanha, o Hamburgo – do brasileiro Zé Roberto – garantiu a vaga para as quartas de final mesmo após perder para o Anderlecht por 4 a 3, na Bélgica. Os três primeiro gols da partida saíram nos minutos finais da etapa inicial. Os alemães abriram o placar com Boateng, aos 42min, mas Lukaku, aos 44min, deixou tudo igual.

Um minuto depois, Suarez marcou o segundo do Anderlecht e deu esperanças à torcida belga, mas Marcell Jansen marcou o segundo do Hamburgo no começo da etapa final e complicou ainda mais a vida dos donos da casa. Porém, eles não se entregaram e Lucas Biglia, aos 15min, e Boussoufa, aos 21min, voltaram a colocar fogo no jogo, ficando a apenas um gol da classificação. Mas Petric mais uma vez diminuiu para o time alemão e garantiu a vaga.

Na prorrogação, Wolfsburg elimina Rubin

Depois de um empate por 1 a 1 na Rússia, o Wolfsburg - dos brasileiros Josué (titular) e Grafite (machucado, não jogou) - contou com o apoio da torcida alemã para eliminar o Rubin Kazan da Liga Europa. Após nova igualdade por 1 a 1 nos 90 minutos, os anfitriões contaram com um gol de Christian Gentner nos últimos minutos da prorrogação para garantir a vaga nas quartas de final da competição.

Sorteio

Com a permanência garantida na competição, os oito classificados (Fulham, Benfica, Valencia, Standard, Liverpool, Atlético de Madrid, Hamburgo e Wolfsburg) agora acompanham nesta sexta-feira o sorteio da UEFA que irá definir os confrontos das quartas de final da Liga Europa - além também dos duelos da Liga dos Campeões, pela mesma fase.

* atualizada às 19h38

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host