UOL Esporte Futebol
 
19/03/2010 - 09h01

Provocação entre rivais no Equador poderá acabar na Fifa

Renan Cacioli
Da Folhapress
Em São Paulo

Intervalo de partida entre Corinthians e Mirassol no Pacaembu. Um vídeo satirizando o São Paulo é exibido no telão. Adolf Hitler é um cartola tricolor frustrado com a última derrota para o arquirrival. Soa engraçado a você? No Equador, história semelhante gerou mal-estar e poderá acabar na Fifa.

O Deportivo Quito, atual bicampeão equatoriano, não gostou nem um pouco de ter sua imagem associada ao ícone nazista, muito menos em público e com o aval da rival LDU. No último domingo, na pausa entre o primeiro e o segundo tempos do duelo com o Espoli e ao término do confronto, a torcida da LDU pôde assistir ao filme no estádio Casablanca.

A sátira, baseada no filme "A Queda: As Últimas Horas de Hitler", apresenta o Führer como um dirigente do Deportivo Quito que fica transtornado ao saber do placar do último clássico. No dia 6, a LDU bateu o adversário (1 a 0), fora de casa, e com dois homens a menos.

"Por sua culpa, tive de esperar 40 anos para vê-los campeões", diz um enfurecido Hitler a outro personagem do filme, retratado como um subalterno do mandatário. O Quito, campeão nacional em 1968, só reergueria a taça em 2008. "A Liga [como é chamada a LDU] acumulava todos os campeonatos! Depois, jogaram a Libertadores e ganharam! Depois, a Recopa! E agora, a Sul-Americana!", esbraveja 'Hitler', citando os títulos recentes do rival, único clube do país que já foi campeão continental.

O Deportivo Quito divulgou nota dizendo que o clube "se sente ofendido e severamente afetado por esse tipo de alusão e rechaça de maneira enfática esse ato mal-intencionado, o mesmo que será levado à Fifa". Em outro trecho, o clube afirma que "membros da comunidade judia de nossa cidade são colaboradores incondicionais e torcedores de nossa equipe", indicando que a paródia tem "conotações antissemitas".

Segundo Estefani Cárdenas, do departamento de comunicações da LDU, o vídeo foi idealizado pela 'El Sótano', produtora que trabalha em parceria com o clube, e contou com aval de Esteban Paz, dirigente da Liga. "Meu erro foi não ter visto o vídeo antes de passá-lo no telão", disse Paz, que pediu desculpas públicas pelo fato.

Aqui no Brasil, essa mesma cena do filme sobre os últimos dias do regime nazista virou base para as mais diversas formas de gozação que circulam no YouTube. Basta digitar 'Hitler' e 'queda' na busca do site para encontrar uma série delas.

Tem desde uma paródia aos são-paulinos em relação à fraca presença da torcida no Morumbi - "Que volte o Corinthians. Assim, voltaremos a lucrar", diz Hitler- até uma sátira à participação brasileira na Olimpíada de Pequim. "Meu líder, na ginástica, estávamos perto das medalhas. Mas a Daiane saiu do tablado. A Jade tombou. E o Diego caiu de bunda bem aqui", afirma um funcionário do Führer, indicando no mapa o local da 'queda'.

O Corinthians exibiu no seu jantar de 2009 desenho animado em que um gavião dribla o bambi com a camisa são-paulina, o que gerou controvérsia.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host