UOL Esporte Futebol
 
28/03/2010 - 15h21

Violência de torcidas no Leste Europeu deixa goleiro com concussão cerebral

Das agências internacionais
Em Sofia (BUL)

Mais um episódio de hooliganismo chamou a atenção do mundo do futebol para o Leste Europeu, neste domingo. A polícia bósnia informou que prendeu um torcedor do Zeljeznicar, clube dos muçulmanos, após ele ter agredido o goleiro do Slavia, dos sérvios, durante uma partida entre os rivais.

Ratko Dujkovic, atingido pelo fã exaltado, ainda está sob observação, sente tontura e vomita muito, segundo os médicos. O goleiro teve uma concussão cerebral, mas não corre risco de morte.

Durante a partida em questão, a torcida do Zeljeznicar entoou cânticos anti-sérvios, alimentando o ódio mútuo entre as partes. Em nota oficial, o clube lamentou o episódio e disse querer distância dos hooligans.

Na Bósnia, assim como em outras partes dos Bálcãs, a diversidade de etnias ainda é relevante na sociedade, mesmo depois do fim da Guerra Civil. Os clubes de futebol, neste contexto, costumeiramente são identificados com uma determinada parcela da população, o que acirra os ânimos e aumenta a violência.

O país, porém, não foi o único do Leste Europeu a ter um incidente lamentável. Na Bulgária, onde os casos de violência entre torcidas também são frequentes, um grupo de 36 torcedores foi preso antes e depois do confronto entre os rivais Levski e CSKA. Segundo a polícia local, 21 foram liberados na mesma noite, enquanto os demais devem ser julgados em breve.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host