UOL Esporte Futebol
 
02/04/2010 - 07h02

Equilíbrio marca reta final dos principais campeonatos europeus

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A temporada está perto de seu encerramento e as principais ligas europeias vivem seus momentos de decisão. A reta final na Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália e França apresenta intensas disputas pela liderança. Neste fim de semana, alguns jogos podem ajudar a definir a situação – ou embolar de vez a briga pela taça.

RETA FINAL EMOCIONANTE NOS EUROPEUS

  • Ina Fassbender/Reuters

    Bayern de Munique, de Robben, visita o Schalke 04

  • AP/Christof Stache

    Sem Rooney, Manchester United recebe Chelsea

  • Marco Vasini/AP

    Milan, de Ronaldinho, tenta se aproximar da Inter

Neste sábado, às 10h30 (horário de Brasília), o Schalke 04 (líder do Alemão com 58 pontos) recebe o segundo colocado Bayern de Munique (56) no Veltins Arena. Uma vitória deixará os donos da casa com uma boa vantagem a cinco jogos do fim do torneio; os visitantes precisam ganhar para retomar a ponta. O Bayer Leverkusen (3º, 53), que joga fora de casa contra o Eintracht Frankfurt no mesmo horário, também estará interessado no resultado do duelo em Gelsenkirchen.

A partida está marcada por uma polêmica: o estado do gramado. O Bayern se mostrou preocupado. A equipe teme que se repita o episódio ocorrido na semifinal da Copa da Alemanha. Na prorrogação, o Bayern venceu por 1 a 0, mas reclamou muito das péssimas condições do campo do Veltins Arena e acusou o Schalke 04 de querer prejudicá-lo.

A manhã de sábado também reserva uma decisão na Inglaterra. Às 8h45 (horário de Brasília), Manchester United e Chelsea entram em campo no Old Trafford. Os donos da casa lideram a competição com 72 pontos, apenas um a mais do que a equipe londrina. O Arsenal (3º, 68), com chances de ser campeão, acompanhará o duelo com atenção.

Para o jogo, o Manchester United, que luta pelo tetracampeonato inglês, não contará com Wayne Rooney, machucado. Melhor para o Chelsea, que tenta compensar a eliminação da Liga dos Campeões com o título nacional. A partida ainda terá outro atrativo. Sem Rooney, Didier Drogba terá a chance de encostar na briga pela artilharia. O atacante inglês está no topo, com 26 gols, apenas dois a mais do que o marfinense.

A Espanha se prepara para o clássico da próxima semana. Real Madrid e Barcelona, que se enfrentam no dia 10 no Santiago Bernabéu, concentram-se primeiro em seus compromissos deste fim de semana. No sábado, às 15h (horário de Brasília), o time catalão recebe o Athletic Bilbao no Camp Nou. Já os Merengues visitam o Racing Santander no dia seguinte, às 14h.

No Real Madrid, a expectativa fica em torno da recuperação de Kaká. O meia está fora do jogo deste domingo e permanece como dúvida para o duelo decisivo da próxima semana. A equipe coloca suas fichas na conquista do Espanhol para salvar sua temporada, após amargar eliminações na Copa do Rei e na Liga dos Campeões.

O Barcelona, por sua vez, aposta em Lionel Messi para viver mais uma temporada de muitos títulos. As duas equipes têm a mesma pontuação (74), mas o Real Madrid leva vantagem no saldo de gols (55 a 53). O primeiro critério de desempate é o confronto direto, mas ele só será levado em conta após o segundo jogo entre os times – no duelo no Camp Nou, o Barça levou a melhor: 1 a 0.

Na Itália, a briga acirrada entre Internazionale (63 pontos), Roma (62) e Milan (60) ganha mais um episódio neste sábado. Os três concorrentes entram em campo às 10h (horário de Brasília): a Inter recebe o Bologna, a Roma visita o Bari e o Milan enfrenta o Cagliari fora de casa.

Para quem gosta de emoções fortes, o Francês apresenta a disputa mais ferrenha entre as principais ligas europeias. Nada menos do que seis equipes estão na briga; a diferença entre o líder Bordeaux e o Olympique de Marselha (sexto) é de apenas três pontos. O atual campeão, porém, tem dois jogos a menos e pode abrir vantagem, mas até lá terá que conviver com a intensa concorrência.

Todas as partidas terão o acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host