UOL Esporte Futebol
 
08/04/2010 - 13h02

Top 5 - Momentos marcantes da carreira de Juninho Paulista

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Nesta quarta-feira, Juninho Paulista encerrou sua carreira como jogador de futebol. Aos 37 anos, ele foi um dos destaques da vitória do Ituano, clube no qual foi revelado e hoje é o presidente, sobre a Portuguesa por 3 a 2 no Canindé. O UOL Esporte selecionou alguns dos momentos mais marcantes do meio-campista, que também passou por Atlético de Madri (Espanha), Celtic (Escócia), Sydney FC (Austrália), Palmeiras e Flamengo. Confira:

SÃO PAULO (1993)
Revelado pelo Ituano, Juninho foi para o São Paulo no começo da década de 90. Sob o comando de Telê Santana, o meia se tornou uma espécie de "talismã", ao entrar durante os jogos e fazer boas atuações. Uma delas foi no Mundial Interclubes de 1993 contra o Milan, quando substituiu Palhinha e ajudou o time a vencer por 3 a 2. Pelo clube, Juninho também foi campeão da Copa Conmebol, da Recopa Sul-Americana e da Supercopa da Libertadores.
MIDDLESBROUGH (2004)
Em 1995, o São Paulo negociou Juninho com o Middlesbrough. A passagem do jogador pelo clube inglês foi marcante. O meia defendeu a modesta equipe em três ocasiões e logo se tornou um dos ídolos preferidos da torcida. Seu último período no Boro foi o de maior destaque. Em 2004, ele ajudou a equipe a conquistar seu primeiro grande título: o da Copa da Liga Inglesa, com uma vitória sobre o Bolton por 2 a 1 na final.
VASCO (2000)
Após passar por Middlesbrough e Atlético de Madri, Juninho retornou ao Brasil em 2000 para defender o Vasco. No clube carioca, ganhou o "sobrenome" Paulista, para se diferenciar de Juninho Pernambucano. Na equipe alvinegra, o meia participou das vitoriosas campanhas no Campeonato Brasileiro (Copa João Havelange) e na Copa Mercosul. Ele marcou um dos gols da épica vitória por 4 a 3 sobre o Palmeiras na decisão, em pleno Palestra Itália.
SELEÇÃO (2002)
Juninho Paulista estava cotado para disputar a Copa-98, mas uma grave lesão o tirou do torneio na França. Quatro anos depois, porém, o meia teve a oportunidade de participar do Mundial na Coreia do Sul/Japão, e ajudou a equipe a conquistar seu quinto título. Titular nas quatro primeiras partidas da seleção brasileira na competição, ele entrou em campo de novo na final contra a Alemanha, quando substituiu Ronaldinho no segundo tempo.
ITUANO (2010)
Desde 2009, Juninho Paulista ocupa o cargo de presidente do Ituano, time no qual iniciou sua carreira. No entanto, o jogador não se contentou em exercer o cargo; aos 37 anos, ele também vestiu a camisa do clube no Campeonato Paulista-2010. Sua despedida do futebol foi em grande estilo: o meia fez um dos gols da vitória por 3 a 2 sobre a Portuguesa, de virada, no Canindé. O resultado assegurou a permanência do time de Itu na elite do Estadual.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host