UOL Esporte Futebol
 
30/04/2010 - 07h03

Contratos de publicidade endossam ascensão de Neymar a ídolo nacional

Luiza Oliveira
Em São Paulo
  • Caio Guatelli/Folha Imagem

    Neymar posa como estrela para a Folha de S. Paulo antes da final do Campeonato Paulista

  • Luiza Oliveira/UOL

    Neymar tira foto ao lado dos executivos japoneses no lançamento da campanha de seu patrocinador

  • Carsten Horst/MF2

    Tiete, o paulista Giuliano Losacco pintou seu carro com a mensagem "Dunga, chama o Neymar!"

O jeito moleque, as espinhas no rosto e a fala curta entregam o auge da adolescência de Neymar. Aos 18 anos, faz brincadeiras sobre todos os assuntos e mostra sede pela bola como todo garoto de sua idade. Mas o assédio dos fãs e a conta bancária que cresce a cada dia com contratos de publicidade mais altos estão à altura de um consagrado e experiente jogador de futebol.

Depois de Ronaldo, Robinho e Alexandre Pato, Neymar é o mais novo exemplo de precocidade no futebol brasileiro. Se não conquistou o mesmo que os companheiros, está no caminho. A cada dia proliferam empresas que sonham em ter o atleta associado às suas marcas após brilhar pelo Santos com um futebol alegre e atrevido que o deixa bem perto do título do Campeonato Paulista.

Patrocinado pela Nike, sua fornecedora de material esportivo, ele acaba de ser anunciado como embaixador da Panasonic no país. A empresa japonesa, que representa seu contrato mais alto, viu no ‘menino da Vila’ o exemplo de juventude e audácia que espera passar com sua nova campanha ecologicamente correta.

Segundo seu empresário Wagner Ribeiro, mais um contrato já foi confirmado com a Seara, empresa do ramo alimentício que também é parceira do Santos. O comercial deve começar a ser gravado na próxima semana.

E não para por aí o interesse dos mais diversos segmentos. Uma bandeira de combustível também está perto de fechar o acordo para ter o santista como garoto propaganda. O mesmo acontece com uma empresa de refrigerantes.

Com tantos compromissos, seu pai e xará Neymar já demonstra preocupação com a carreira em campo. “Está surgindo muita coisa, o que é ótimo. Mas não podemos pegar tudo que aparece, tem que dar um passo de cada vez. Ele não pode se dedicar só a isso, senão vira modelo e esquece o futebol que é o que sabe fazer”, disse.

Fato é que a cada dia se torna mais difícil afastar Neymar dos holofotes e, por consequência, do assédio. A campanha para vê-lo vestir a camisa da seleção brasileira na Copa do Mundo da África do Sul cresce a cada dia com o aval de ídolos como Romário e Zico, além do técnico Vanderlei Luxemburgo e de boa parte da imprensa esportiva.

PAI: "NEYMAR VIROU NOSSA EMPRESA"

  • Caio Guatelli/Folha Imagem

    No palco em que Neymar é apresentado como garoto-propaganda da Panasonic, seu pai é presença garantida ao lado dos executivos da empresa. Neymar, o pai, não sai do lado de filho nem nessas horas. Se dedica integralmente e não poupa esforços.

    Tudo tem um propósito. Ele não se inibe em dizer que o jovem se tornou uma valiosa fonte de negócios: "Ele virou a nossa empresa". Sob o argumento de preservar sua "fonte de renda" para que possa se dedicar inteiramente ao futebol, o pai resolve tudo referente à sua carreira.

    Apesar da relação profissional, há espaço também para brincadeiras. Neymar disse que adotaria o corte moicano do filho se o Santos fosse campeão. Agora terá que cumprir a palavra, mesmo dizendo que era apenas uma brincadeira.

    "Se o Santos for campeão será um prazer ter o cabelo moicano, mas foi uma aposta simbólica, vamos ver se ele esquece", esquivou o patriarca. "Está gravado aí: se o Santos for campeão verei o papai de moicano!", comemora o mais novo.

Duas vezes campeão da Stock Car, o paulista Giuliano Losacco também fez a sua parte e até pintou seu carro com a mensagem "Dunga, chama o Neymar!". Até o ex-governador de São Paulo e pré-candidato a presidência da República pelo PSDB, José Serra, endossou o coro ao pedir o jovem.

Nas comunidades virtuais o clamor popular pelo atacante também é visível. No principal site de relacionamentos da internet, são mais de duzentas comunidades favoráveis a presença do jogador no Mundial. No twitter a história se repete.

Nesta quinta-feira, no lançamento da nova campanha da Panasonic que tem Neymar como estrela, a tietagem tomou conta do evento realizado no Museu do Futebol. Além das crianças, o que já era esperado, o jogador teve que atender aos vários pedidos de fotos e autógrafos dos empolgados executivos japoneses da multinacional.

Ele ganhou até aplausos ao assinar uma geladeira da marca e precisou ser levado pelo seu segurança particular para um lugar reservado, já que o Santos impôs um horário limite de 22h para que ele deixasse o evento. O prazo não foi cumprido.

Até a mestre de cerimônia Luana se juntou aos fãs. “Não saio daqui sem tirar foto com ele”, exclamou a são-paulina ao esperar na fila para ter uma recordação do novo ídolo nacional, que (como sempre) resumiu o que pensa em poucas palavras. “Estou muito feliz, não tem palavras que exponham meu sentimento. Fico lisonjeado.”
 

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