UOL Esporte Futebol
 
07/05/2010 - 07h01

América-MG e Bragantino têm desafio comum na estreia da série B

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Após atingir o “fundo do poço”, em 2008, quando disputou o Módulo II do Mineiro e ficou fora das competições nacionais, o América-MG inicia, nesta sexta-feira, às 21h, no Mineirão, diante do Bragantino, mais uma etapa do seu longo processo de recuperação. Depois de seis anos ausente, o time americano volta à Segunda Divisão e enfrenta um adversário que parte para a sua terceira tentativa seguida de subir à série A do Brasileirão.

O AMÉRICA-MG NO TWITTER

Desde que foi campeão da série C, em 2007, garantindo o acesso à série B, a equipe de Bragança Paulista fez campanhas razoáveis, terminando em nono lugar, ano passado, a 12 pontos do Atlético-GO, quarto colocado, com 65 pontos, e na sétima posição, em 2008. Daquela vez, o time paulista ficou a cinco pontos do G-4, atrás do Grêmio Barueri, atual Grêmio Prudente.

Os dois times, no entanto, iniciam a série B com o objetivo de provar que podem se tornar sérios candidatos a uma das quatro vagas para a Primeira Divisão em 2011. As campanhas de ambos nos estaduais deixaram a desejar. O Bragantino, por exemplo, quase caiu para a série A2 do Paulista, ao terminar em 16º lugar, com 20 pontos, um a mais que o primeiro rebaixado, o Rio Claro.

Já o América-MG foi eliminado pelo Atlético-MG nas quartas de final do Campeonato Mineiro, mesmo sem perder para o rival. As duas partidas terminaram empatadas, em 3 a 3 e 2 a 2. O time atleticano prosseguiu por ter feito melhor campanha na fase de classificação, quando a equipe americana chegou a correr risco de não se classificar entre os oito primeiros. Acabou terminando em sexto lugar.

A campanha irregular no Mineiro custou a troca de comando. Marco Aurélio foi substituído por Mauro Fernandes, que segue à frente do time na série B. A base da equipe que disputou o Estadual foi mantida e o clube contratou sete reforços até o momento, quatro dos quais já estão à disposição do treinador: zagueiro Marcus Vinícius, volantes Luiz Ricardo Neto Maranhão e o atacante Thiago Silvy, que deve estrear nesta sexta, no lugar de Fábio Júnior, recuperando-se de dengue.

O meia Simão, ainda depende de liberação de documentação, por se tratar de transferência internacional, enquanto o lateral-direito Marcos Rocha e o atacante Fabinho, que já passaram por Atlético-MG e Cruzeiro, respectivamente, que ainda dependem de regularização de seus contratos. O zagueiro Dayvidson, formado na base e que estava no Corinthians de Caicó, é outra cara nova do elenco.

O BRAGANTINO NO TWITTER

A empolgação é grande entre os jogadores americanos, muitos deles que terão sua primeira experiência na série B. “O grupo está preparado. Estamos bem fisicamente, prontos para fazermos uma excelente competição”, afirmou o lateral Danilo, considerado revelação do Campeonato Mineiro.

Mauro Fernandes demonstra confiança na qualidade do grupo que está sendo formado. “O América tem um grupo muito homogêneo, que alia qualidade técnica e muita disposição em campo. É um time sem estrelas, mas que tem tudo para ficar entre os quatro primeiros colocados na Série B”, ressaltou o treinador americano.

No Bragantino, o técnico Marcelo Veiga também acena com a manutenção da base da equipe que disputou o Paulista, com algumas mudanças para suprir saída de jogadores, casos do ala Diego Macedo e do volante Paulinho, que está no Corinthians. O time de Bragança também se reforçou, contratando o meia Everton, ex-Paraná, os zagueiros Astorga e Everaldo, o lateral Bruno Peres e o volante Emerson.

Desses noivos contratados, os quatro últimos deverão enfrentar o América-MG. “Estes jogadores demonstraram estar em condições de jogo e devem estrear no atual elenco, lembrando que temos outros recém chegados que estão sendo preparados para entrarmos com um elenco competitivo no Brasileiro”, afirmou Marcelo Veiga ao jornal Gazeta Bragantina. Sobre o time para a estreia, o treinador revela dúvida entre Mauricio e Gustavo na zaga.

AMÉRICA-MG X BRAGANTINO
Data: 7/5/2010 – sexta-feira
Horário: 21h (horário de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Devarly Lira do Rosário (ES)
Auxiliares: Gelson Pimentel Rodrigues (ES) e Vanderson Antonio Zanotti (ES)
Transmissão: Pay-per-view

AMÉRICA-MG
Flávio; Gabriel, Preto e Otávio; Danilo, Dudu, Leandro Ferreira, Irênio e Rodrigo; Laécio e Thiago Silvy
Técnico: Mauro Fernandes

BRAGANTINO
Gilvan; Everaldo, André Astorga e Mauricio; Peres, Francis, Emerson, Esquerdinha e Rodriguinho; Leo Jaime e Alex Afonso
Técnico: Marcelo Veiga
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host