UOL Esporte Futebol
 
07/05/2010 - 16h09

CAF anula punição a Togo por abandonar Copa Africana de Nações após atentado

Das agências internacionais
Em Zurique (Suíça)
  • Atentado de grupo separatista ao ônibus da seleção de Togo em Angola deixou dois mortos

    Atentado de grupo separatista ao ônibus da seleção de Togo em Angola deixou dois mortos

A seleção de Togo vai disputar as duas próximas edições da Copa Africana de Nações. Após intermediação do presidente da Fifa, Joseph Blatter, a Confederação Africana de Futebol (CAF) voltou atrás na decisão de suspender a equipe togolesa, punida por se retirar da edição 2010 do torneio.

Togo optou por não disputar a Copa Africana de Nações deste ano, em Angola, no último mês de janeiro, após a delegação ser alvo de atentado por parte de um grupo separatista. O ônibus da equipe africana foi metralhado e o incidente resultou em dois mortos. A CAF puniu a seleção togolesa após o time se retirar do torneio com a suspensão e uma multa de US$ 50 mil, decisão que provocou protestos pelo mundo.

“Estou muito satisfeito por termos sido capazes de encontrar uma solução satisfatória para ambas as partes. O sucesso é de toda a comunidade do jogo, especialmente do futebol africano”, disse Blatter em comunicado emitido pela Corte Arbitral do Esporte nesta sexta-feira.

O acordo foi feito após reunião de três horas, e o presidente da CAF, Issa Hayatou, aceitou pedir a seu comitê executivo para que cancelem a suspensão em sua próxima reunião, no dia 15 de maio. A confederação e a entidade togolesa concordaram que a punição não ia de acordo com “os regulamentos da CAF”. O dirigente evitou dar declarações.

Principal jogador togolês, o atacante Emmanuel Adebayor decidiu não defender mais sua seleção devido ao ataque. “Éramos só jogadores indo disputar uma partida de futebol e representar nosso país, mas fomos atacados por pessoas que queriam nos matar. É um momento que jamais esquecerei e que não quero mais vivenciar”, disse o centroavante.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host