UOL Esporte Futebol
 
12/05/2010 - 07h00

Decisão da Liga Europa reúne zebra inglesa e espanhol em busca de redenção

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Diego Forlán e Kun Agüero tentam levar Atlético de Madri de volta para o caminho dos títulos

    Diego Forlán e Kun Agüero tentam levar Atlético de Madri de volta para o caminho dos títulos

Nesta quarta-feira, a Liga Europa conhecerá seu campeão. Em Hamburgo, palco da final do torneio, o Atlético de Madri tenta reencontrar sua força diante do Fulham, que busca o primeiro grande título de sua história. Trata-se também de um conforto para o futebol espanhol e o inglês, cujos times ficaram pelo caminho na prestigiada Liga dos Campeões.

Em sua campanha para chegar à decisão, o Atlético deixou para trás equipes como Valencia, Galatasaray e Sporting. Nas semifinais, o time enfrentou o Liverpool e, apesar do favoritismo dos Reds, o clube espanhol se classificou de forma heroica: na prorrogação, mesmo com uma derrota por 2 a 1, os Colchoneros comemoraram a classificação em pleno estádio Anfield.

O Fulham surpreendeu ao superar Shakhtar Donetsk, Wolfsburg e Hamburgo. No entanto, a equipe inglesa causou espanto maior ainda nos duelos contra a Juventus. No jogo de ida, o time de Turim venceu por 3 a 1 em casa. A eliminação do clube inglês parecia certa, mas os Cottagers conseguiram um grande feito com uma goleada por 4 a 1 diante de sua torcida.

Na temporada, os dois times cumprem campanhas discretas em suas respectivas ligas nacionais. O Atlético de Madri está em nono lugar no Campeonato Espanhol; já o Fulham, que se concentrou na disputa da Liga Europa, ficou em 12º no Inglês, já encerrado.

O Atlético de Madri encara o jogo como uma oportunidade para voltar a brilhar no cenário continental. O último título europeu conquistado pelo clube foi a Recopa, há 48 anos. O time disputou a fase de grupos da atual edição da Liga dos Campeões, mas deu vexame ao não conseguir sequer uma vitória.

O Fulham, por sua vez, tem um “currículo” bastante modesto em termos de taças. O clube, que tem mais de 100 anos, tem como principal conquista o Campeonato Inglês da segunda divisão. Apesar de sua aparente fragilidade, o time chega à final da Liga Europa credenciado por seu ótimo desempenho contra adversários de renome.

Para o jogo decisivo, o Atlético de Madri contará com força total. O treinador Quique Sánchez Flores confia na força de sua dupla ofensiva, formada por Sergio ‘Kun’ Agüero e Diego Forlán, ambos fundamentais para a campanha positiva dos Colchoneros na Liga Europa.

Já o Fulham tem algumas preocupações. O treinador Roy Hodgson ainda não sabe se terá dois de seus principais jogadores à disposição. Bobby Zamora, um dos goleadores da equipe, tenta se recuperar a tempo de uma lesão no tendão de Aquiles. Já Damien Duff sente dores musculares em uma perna e também é dúvida.

Caso nenhum deles tenha condições de participar da partida, devem ser substituídos por Riise e Nevland, que atuaram no fim de semana contra o Arsenal, pelo Campeonato Inglês. O norte-americano Clint Dempsey também tem chances de ser escalado como titular.

Atlético de Madri e Fulham iniciam a decisão da Liga Europa a partir das 15h45 (horário de Brasília). A partida terá transmissão da RedeTV!, ESPN Internacional e ESPN HD, e terá acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host