UOL Esporte Futebol
 
14/05/2010 - 09h24

Togo entra em acordo e evita suspensão de quatro anos na Copa Africana

Das agências internacionais
Em Londres (ING)

Togo conseguiu revogar a suspensão de quatro anos que havia sido imposta por sua seleção não ter competido a edição 2010 da Copa Africana de Nações. O acordo foi costurado após reuniões no Egito, e a decisão final foi anunciada nesta sexta-feira pela Confederação Africana de Futebol.

“O Comitê Executivo da Confederação Africana de Futebol, em sua reunião realizada no Cairo, a pedido do presidente Issa Hayatou, decidiu revogar a suspensão que impedia a seleção de Togo de disputar as próximas duas edições da Copa Africana”, disse a Confederação através de comunicado.

Os jogadores de Togo decidiram se retirar do torneio deste ano, disputado em Angola, após dois membros da sua delegação e o motorista do ônibus que levava a equipe morrerem em uma emboscada na província de Cabinda.

No dia 10 de janeiro, o ônibus da seleção do Togo foi metralhado durante cerca de 20 minutos logo depois de entrar em Cabinda, um enclave angolano que fica em uma região rica em petróleo e que enfrenta problemas com rebeldes separatistas.

O ataque causou choque no futebol mundial, mas os dirigentes do futebol africano reagiram com uma suspensão à seleção de Togo. O argumento da entidade foi que a decisão de se retirar do torneio não havia sido tomada de forma correta. Além disso, os jogadores foram acusados de seguir uma ordem do governo de seu país.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, intermediou um acordo entre Togo e a Confederação Africana de Futebol para que a proibição fosse revogada.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host