UOL Esporte Futebol
 
28/05/2010 - 07h05

Inter sofre mais gols jogando com três zagueiros, esquema preferido de Fossati

Daniel Cassol
Em Porto Alegre
  • Fossati prefere esquema com três zagueiros, que já rendeu 14 gols sofridos em sete jogos

    Fossati prefere esquema com três zagueiros, que já rendeu 14 gols sofridos em sete jogos

A convicção do técnico Jorge Fossati na solidez defensiva do esquema com três zagueiros vem sendo abalada pelos números. Na Libertadores e no Brasileirão, o Internacional vem sofrendo mais gols e perdendo mais partidas jogando com três zagueiros, na comparação com as vezes em que o time entra em campo com apenas dois.

Nesta quinta, o Inter perdeu para o Vasco por 3 a 2, de virada, depois de terminar o primeiro tempo vencendo por 2 a 0. O time entrou em campo com três zagueiros, mas teve Fabiano Eller expulso aos 18 minutos do segundo tempo.

Foi a quinta derrota do Inter no esquema com três zagueiros, contando apenas os jogos pelo Campeonato Brasileiro e pela Libertadores. Nas duas competições, o Inter disputou 14 partidas – sete delas com três zagueiros, as outras sete com dois zagueiros.

Jogando no esquema 4-4-2, com dois zagueiros, o Inter venceu mais partidas e sofreu menos gols. Foram cinco vitórias, dois empates e nenhuma derrota. Nesta formação, a equipe marcou onze gols e sofreu apenas dois. O esquema foi usado principalmente em jogos no Beira-Rio, quando o Inter precisava fazer gols - foi assim na vitória sobre o Banfield por 2 a 0, nas oitavas de final da Libertadores.

Por outro lado, atuando com três zagueiros – no 3-5-2 ou no 3-6-1 – o Inter perdeu cinco vezes, empatou uma e venceu somente uma partida. Foram oito gols marcados e 14 sofridos atuando com três zagueiros. Com a formação mais defensiva, o Inter foi duas vezes à Argentina e sofreu cinco gols. O sistema também foi utilizado nas duas partidas em casa contra Cruzeiro e São Paulo pelo Brasileirão e resultado não foi bom - o Inter perdeu as duas partidas no Beira-Rio, levando quatro gols.

A PRANCHETA DE FOSSATI

Três zagueiros Dois zagueiros
Vasco 3 x 2 Inter Goiás 2 x 3 Inter
Inter 0 x 2 São Paulo Inter 1 x 0 Estudiantes
Estudiantes 2 x 1 Inter Inter 2 x 0 Banfield
Inter 1 x 2 Cruzeiro Inter 3 x 0 Dep. Quito
Banfield 3 x 1 Inter Emelec 0 x 0 Inter
Dep. Quito 1 x 1 Inter Inter 2 x 0 Cerro
Inter 2 x 1 Emelec Cerro 0 x 0 Inter

O técnico Jorge Fossati tem convicção no esquema com três zagueiros, tanto é que foi assim que ele realizou os primeiros treinamentos do Inter, ainda em janeiro deste ano. Diante de adversários mais fracos no Campeonato Gaúcho, o uruguaio passou a utilizar mais um atacante ao lado de Alecsandro. No entanto, o esquema com três zagueiros vem sendo novamente utilizado na Libertadores e no Brasileirão, tanto com um como com dois atacantes.

Apesar de classificado às semifinais da Libertadores, Fossati não tem o emprego garantido e a derrota para o Vasco nesta quinta agravou a situação do treinador. O Inter tem mais três jogos no Brasileirão até o começo da Copa do Mundo - Atlético-PR, Corinthians e Palmeiras. Após a Copa, o Inter enfrenta o São Paulo pelas semifinais da Libertadores.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host