UOL Esporte Futebol
 
15/07/2010 - 07h02

Ainda querendo mudança no calendário, Inter faz requerimento para CBF

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre

A quarta-feira teve uma derrota dura para o Inter. Fora de campo, o clube gaúcho recebeu a notificação, via Federação Gaúcha de Futebol, que a CBF não pretende alterar o período da janela de transferências, que ocorre em agosto.

De toda forma, o vice presidente de futebol, Fernando Carvalho, revelou o envio de um requerimento à entidade máxima solicitando a mudança. O argumento é a realização da Copa do Mundo, findada no último dia 11.

“O Inter fez um requerimento, elencando razões jurídicas, mesmo com a regra de um ano, e a FGF endossou e encaminhou para a CBF. Somente isso que faremos”, disse o cartola, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

O comunicado da Federação Gaúcha aconteceu horas antes da partida contra o Guarani, em Campinas. “Nós tomamos conhecimento do parecer da CBF. O Carlos Eugenio Lopes (diretor jurídico da CBF) argumentou que seria plausível pelos investimentos e valorização do Campeonato Brasileiro, mas que existe um impedimento, a necessidade de antecedência de um ano. Mas coloca no fim a alternativa. Uma liberação da FIFA por ser ano de Copa do Mundo”, explicou Carvalho.

Caso não obtenha sucesso em sua segunda tentativa de antecipação da janela, a diretoria do clube gaúcho não pretende ingressar em tribunais da justiça comum para conseguir o desejado. “Se não der, vamos aceitar e trabalhar com o que temos”, garantiu o dirigente. “Não estamos patrocinando nenhuma procura pela justiça e não vamos nos utilizar de qualquer decisão desta esfera”, acrescentou.

INTERNACIONAL NO TWITTER

A posição da cúpula é oriunda do receio de punições da própria FIFA. Em 2005, depois da anulação de 11 jogos do Campeonato Brasileiro, um torcedor do clube ingressou na justiça comum. Imediatamente, o Inter foi comunicado pela CBF que poderia perder a vaga na Copa Libertadores do ano seguinte – onde se sagrou campeão. Então, diretores procuraram o torcedor pedindo a retirada da ação.

Sem mudança na data de inscrição para julho, Renan, Tinga e Rafael Sóbis estarão fora dos jogos com o São Paulo, nas semifinais do torneio sul-americano. Porém, Carvalho estuda um pedido à Conmebol para mudança no regulamento da competição. “Vamos avaliar bem, até pela inscrição para o segundo jogo, quando já teriam condições de serem inscritos”, comentou.

Mesmo sem o trio, o Inter mudará sua listagem na Libertadores. Oscar, vindo do próprio São Paulo, e Marquinhos, atacante das categorias de base, deverão ficar à disposição para os confrontos com o clube paulista.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host