UOL Esporte Futebol
 
19/07/2010 - 17h10

Presidente do governo espanhol dedica vitória na Copa à África e à luta contra a pobreza

Das agências internacionais
Em Madri (Espanha)

O presidente do governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, dedicou nesta segunda-feira o triunfo da seleção espanhola no Mundial à África e a todos aqueles que lutam contra a pobreza.

Zapatero aproveitou seu pronunciamento na conferência internacional African Progress, organizada em conjunto com o PSOE, a Fundação Ideas e o Congresso Nacional da África do Sul, e da qual participaram líderes progressistas do mundo todo (a maioria procedente da África), para fazer sua dedicatória.

“Como presidente do governo espanhol, dedico à África e a toda a gente que luta para que não haja miséria e pobreza no continente africano”, disse, depois de agradecer a dirigentes de países como Tanzânia, Etiópia, Cabo Verde e Libéria. O líder espanhol presenteou os dirigentes africanos com camisas da Fúria e posou para fotos.

Ao lembrar dos tempos difíceis de pobreza pelos quais a Espanha passou, Zapatero ressaltou que hoje seu país vivencia o desenvolvimento e uma posição privilegiada na ordem internacional política e econômica. “Para a Espanha, representa uma realização como país, em sua alma mais profunda, que a história diga como amadurecemos em nossa posição no mundo.”

Ele acrescentou que “isto tem um valor na história das nações e, é claro, também na história das Copas”. “Que destino que na primeira Copa do Mundo realizada na África o vencedor seja a Espanha!”, afirmou. “Algo supõe que durante o torneio os africanos passaram a apoiar a seleção espanhola.”
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host