UOL Esporte Futebol
 
03/08/2010 - 17h58

Tottenham vence Benfica em Lisboa e conquista a Copa Eusébio

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Jogadores do Tottenham comemoram o gol de Bale (c), que deu ao time o título da Copa Eusébio sobre o Benfica, em Lisboa

    Jogadores do Tottenham comemoram o gol de Bale (c), que deu ao time o título da Copa Eusébio sobre o Benfica, em Lisboa

O Tottenham conquistou a Copa Eusébio, nesta terça, ao vencer o Benfica por 1 a 0, no Estádio da Luz, em Lisboa. A partida marcou a terceira edição do torneio amistoso que é disputado desde 2008, em homenagem ao craque português Eusébio, maior artilheiro da história do Benfica, com 727 gols.

Nas ocasiões anteriores, o Benfica enfrentou dois times italianos - Inter e Milan - perdendo para o primeiro nos pênaltis, em 2008, e vencendo o segundo no ano seguinte, também nos pênaltis. Antes do jogo desta terça-feira, um minuto de silêncio foi respeitado em homenagem ao pai de Nuno Gomes, jogador do Benfica, que não atuou.

Com dois convocados por Mano Menezes para a seleção brasileira, David Luiz e Ramires, entre os quatro brasileiros que começaram a partida, Benfica e Tottenham fizeram um bom primeiro tempo. O time português teve mais oportunidades, enquanto os ingleses não conseguiam criar nada sem que os atacantes entrassem em impedimento.

A primeira boa chance foi do Benfica. Aos três minutos, Cardozo recebeu ótimo passe de Saviola na esquerda e ficou cara a cara com Gomes, que fez boa defesa colocando para escanteio. O Tottenham continuava com dificuldades para criar jogadas na frente. Tanto que aos 12, Huddlestone viu o goleiro Roberto adiantado e tentou do meio do campo, mas a bola - uma Jabulani vermelha, em homenagem ao dono da casa - saiu para fora.

O Benfica era melhor merecia o gol. Mas a incompetência dos atacantes não permitiiu que abrissem o marcador. Aos 17, Jara lançou Saviola no meio da zaga, mas o argentino foi travado na hora do chute e a bola saiu por cima. Aos 26, outra grande oportunidade portuguesa. Após rápido contra-ataque, Martins chutou forte de fora da área e Gomes espalmou. Na sobra, de novo Saviola, sem marcação, chutou longe do gol.

O time inglês só ameaçou aos 40 minutos. Como não poderia deixar de ser, cruzamento para a área e Crouch tentou de cabeça, mas a bola saiu à esquerda do gol de Roberto. Foi a rigor, a melhor chance do Tottenham em todo o primeiro tempo.

O Benfica ainda teve duas oportunidades para fazer o primeiro gol, antes do final da etapa. Na primeira, Fabio Coentrão chutou de longe assustando Gomes. Na segunda, aos 44, Jara partiu com a bola dominada desde a metade do campo. Mas ao invés de tocar para Cardozo, em boa posição, preferiu abrir para a perna direita e chutou longe do gol.

O segundo tempo começou como terminou o primeiro: com o Benfica pressionando. Logo aos 40 segundos, David Luiz roubou a bola e lançou César Peixoto na esquerda. O lateral cruzou na medida para Cardozo, que subiu sozinho e cabeceou quase na pequena área. Cudicini, que substituiu Gomes, defendeu com segurança.

Como diz o ditado, "quem não faz, leva". E com 10 minutos do segundo tempo, o Benfica sofreu a punição por tantos erros no ataque, com um toque do talento latino. O mexicano Giovani dos Santos, que até então não havia aparecido muito, deu excelente passe de calcanhar na entrada da área e deixou Bale na frente do goleiro para marcar o primeiro gol do jogo.

Para buscar o empate, o técnico Jorge Jesus colocou em campo os brasileiros Weldon e Allan Kardec. O Benfica só voltou a ter uma chance aos 18 minutos, em boa cobrança que Cesar Peixoto cobrou bem próxima ao gol. Aos 25, Cardozo tentou mais um chute de fora da área, mas Cudicini estava bem colocado e fez a defesa.

Com o passar do tempo, o time da casa foi diminuindo o ritmo, mas continuou com a posse da bola por mais tempo que o adversário. Kardec ainda tentou mais uma vez aos 44 minutos, com boa descida pela esquerda, mas chutou na rede pelo lado de fora. 

No final, o Tottenham, que pouco atacou, mas foi eficiente em sua oportunidade, venceu a partida na casa do Benfica e levantou a taça da Copa Eusébio. 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host