UOL Esporte Futebol
 
04/08/2010 - 11h43

Polícia detém 356 pessoas em jogo entre Universidad de Chile e Chivas do México

Das agências internacionais
Em Santiago (Chile)

Foram detidas 356 pessoas na noite desta terça-feira no Estádio Nacional de Santiago, onde jogaram Universidad de Chile e Chivas do México (0-2), pelas semifinais da Copa Libertadores, informaram nesta quarta fontes policiais.

Com a vitória sobre a “U” de Chile, a equipe mexicana se converteu no primeiro finalista desta edição da Copa Libertadores, em que enfrentará o ganhador da outra semifinal, que será disputada nesta quinta-feira por São Paulo e Internacional de Porto Alegre.

Os administradores do estádio, reaberto para esta partida após permanecer um ano fechado para trabalhos de remodelação, disseram que 89 cadeiras foram destruídas pelos torcedores. A nova pista atlética também sofreu danos avaliados em US$ 5.770 (cerca de R$ 10 mil) por causa de queimaduras provocadas por fogos de artifício.

A polícia afirmou que as detenções, 289 delas antes do início do jogo, se deram por conta de diversos delitos, tais como porte de drogas, roubo com intimidação, desordem, ofensas a autoridades, rixa, ingestão de álcool em via pública, embriaguez e porte ilegal de armas.

O ministro de Obras Públicas, Hernán De Solminihac, considerou “não tão mau” o comportamento dos torcedores. “É um comportamento não tão mau, mas fazemos um chamado aos torcedores para que não estraguem as cadeiras”, disse à Rádio Cooperativa de Solminihac.

Para ele, a troca de arquibancadas por cadeiras supõe “uma mudança cultural”. Embora para esta primeira partida tenha sido autorizada a venda de 40 mil entradas, as autoridades calculam que a plateia chegou a aproximadamente 45 mil espectadores.

Os trabalhos de remodelação ainda não foram completamente concluídos já que o estádio, inaugurado em 1938, também sofreu alguns danos no terremoto de 27 de fevereiro. Segundo o ministro de Obras Públicas, as obras estarão finalizadas definitivamente em 9 de setembro próximo.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host