UOL Esporte Futebol
 
05/08/2010 - 07h01

Com Farias e Montillo, sobe para 5 número de argentinos na história celeste

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
  • Ernesto Farias, que chega a BH nesta quinta-feira, é o 4º jogador argentino a defender o clube

    Ernesto Farias, que chega a BH nesta quinta-feira, é o 4º jogador argentino a defender o clube

Até as contratações do atacante Ernesto Farias, que tem chegada marcada para esta quinta-feira, às 9h45, no Aeroporto de Confins, e do meia Montillo, que deve chegar sábado à noite, o Cruzeiro havia contado em seu elenco com apenas três jogadores argentinos ao longo de seus 89 anos de vida. Pela primeira vez, o clube celeste terá dois atletas nascidos na Argentina ao mesmo tempo.

Dos três argentinos anteriores, que defenderam o Cruzeiro, dois fizeram história no clube celeste. Primeiro atleta da Argentina a ser contratado pelo time celeste, o zagueiro Roberto Perfumo foi campeão mineiro entre 1972 a 74, além de vice-campeão brasileiro em 1974. Ele fez 141 jogos pelo time celeste, tornando-se o jogador estrangeiro com maior número de partidas entre todos os 30 que já passaram pelo clube.

Já o lateral-esquerdo Juan Pablo Sorín, tornou-se ídolo em três passagens pela Toca da Raposa, encerrando sua carreira no clube, com despedida festiva ano passado. Sorín chegou ao Cruzeiro, em sua primeira passagem, em 2000. No total, o lateral-esquerdo 126 jogos com a camisa cruzeirense e marcou 18 gols. Ele conquistou a Copa do Brasil em 2000, foi bicampeão da Copa Sul-Minas em 2001 e 2002 e campeão mineiro de 2009.

Entre os ídolos Perfumo e Sorín, houve um terceiro jogador argentino, que passou rapidamente pelo Cruzeiro, O atacante Rudman chegou, mas não ficou no clube celeste. Ele disputou um amistoso pelo time mineiro, mas nem mesmo assinou contrato com a equipe cruzeirense.

Com as contratações de Farias e Montillo, a Argentina passa a ser o segundo país que mais cedeu jogadores para o Cruzeiro, atrás apenas do Uruguai, que já teve 11 atletas contratados, superando a Colômbia. Os quatro colombianos que atuaram pelo time cruzeirense foram: Viveros, Rincón, Aristizábal e Reina.

Aristizábal é o jogador estrangeiro que marcou o maior número de gols pelo Cruzeiro: 28 em 54 partidas, atuando na conquista da Tríplice Coroa, em 2003, quando o time sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, atual treinador do rival Atlético-MG, foi campeão mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileirão.

Outros estrangeiros que se destacaram no Cruzeiro foram o volante chileno Maldonado, também campeão da tríplice coroa, e o atacante boliviano Marcelo Moreno, campeão mineiro em 2008 e artilheiro da edição 2008 da Libertadores, com oito gols. O primeiro ‘gringo’ a defender o Cruzeiro, foi o atacante uruguaio Gutierrez, que fez dois jogos pelo então Palestra Itália, em 1928.

De acordo com sua assessoria de comunicação, o Cruzeiro espera a chegada do meia Montillo para a noite deste sábado. O jogador ficou em condições de se apresentar ao clube celeste, depois que o Universidad de Chile, time que defendia, foi derrotado pelo Chivas, do México, por 2 a 0, em Santiago, sendo eliminado da Libertadores.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host