UOL Esporte Futebol
 
05/08/2010 - 18h45

Julio Sérgio pega três pênaltis e Roma vence amistoso no centenário do Levante

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Para comemorar os 100 anos de história e também a volta para a primeira divisão, o Levante preparou uma grande festa para seus torcedores. Com ingressos a 25 euros, chamaram a Roma como convidada de honra e acabaram consagrando o goleiro brasileiro Julio Sérgio, que pegou três pênaltis na longa disputa final. A taça do Troféu Centenário foi para o time visitante, que venceu por 5 a 4 no final, após empate de 0 a 0 no tempo normal. O jogo foi disputado no estádio Ciutat de València.

As duas equipes fizeram um jogo morno com poucas chances de gol, mas com muita disputa pela bola. Contando com os brasileiros Taddei, Fábio Simplício, Juan, Julio Sérgio e Adriano, a Roma foi mais efetiva na primeira etapa. E com Adriano, aos 24 minutos, teve a primeira chance clara de abrir o marcador.

O Imperador, que vestiu a camisa 8, tabelou com Totti, recebeu de letra e chutou forte para boa defesa de Reina. Três minutos depois, a dupla funcionou mais uma vez. Totti lançou Adriano que ganhou do zagueiro na corrida e chutou cruzado, mas a bola saiu à esquerda do gol.

A melhor chance do dono da casa surgiu apenas aos 36 minutos. Rubén Suarez, o mais perigoso jogador do time espanhol, aproveitou uma confusão na entrada da área italiana e chutou de primeira a bola que sobrou em seus pés. O arremate passou bem perto do gol de Júlio Sérgio.

No segundo tempo, o Levante começou com todo o gás e logo no primeiro minuto teve a chance mais clara para fazer o gol. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Suarez que chutou e Riise salvou em cima da linha. No rebote, Xisco bateu mas Julio Sérgio fez uma espetacular defesa e o jogo seguiu empatado.

A Roma, com um time mais técnico, retomou o controle do jogo e ficou mais com a bola no meio campo. Com Simplício e Taddei realizando boa partida, o time italiano evitou que o Levante mantivesse o ímpeto inicial, mas também pouco ameaçou. Adriano passou a ser muito bem marcado e teve que sair da área para conseguir receber a bola, mas não dava prosseguimento às jogadas.

Com o time da casa sem muitas opções ofensivas, e a Roma já torcendo para o jogo acabar logo, o segundo tempo caiu em emoção e as duas equipes diminuíram o ritmo do amistoso para quase um treino. Faltando cinco minutos para fim, a Roma ainda tentou mais uma vez, porém de forma despretensiosa. Riise arriscou de fora da área Reina caiu para espalmar para escanteio.

No último minuto, o zagueiro Robusté ainda teve a derradeira chance. Após cobrança de falta, a zaga italiana afastou mal, mas o camisa 5, livre e com a bola dominada, chutou à esquerda do gol de Julio Sérgio. Com o empate confirmado, sobrou a disputa de pênaltis para definir o vencedor da partida.

Nos pênaltis, a impressão que se deu era de que a Roma não queria estragar a festa do anfitrião. A cada pênalti do Levante perdido, os italianos cobravam de forma displicente, como se quisessem perder também. Mas Julio Sérgio sabia que essa era a hora da consagração de um goleiro e pegou três cobranças. Juan, no oitavo pênalti (já nas séries alternadas) cobrou bem, no canto direito, e encerrou a disputa.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host