UOL Esporte Futebol
 
10/08/2010 - 15h54

Ferguson vai a Portugal defender Queiroz em caso de insulto a agentes antidoping

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O técnico do Manchester United, Alex Ferguson, foi à Portugal nesta terça-feira se apresentar como testemunha de Carlos Queiroz, treinador da seleção lusitana, que está sendo acusado de ter insultado agentes antidoping durante uma visita-surpresa antes do início da Copa do Mundo.

Caso seja considerado culpado pela comissão disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Queiroz pode ser afastado e perder seu emprego por justa causa. O contrato do trienador tem ainda mais dois anos de duração.

Além de Ferguson – com quem Queiroz trabalhou durante seis anos no Manchester United – foram testemunhar a seu favor o ex-craque da seleção portuguesa Luís Figo, os presidentes do Porto e do Benfica, entre outras personalidades.

No mês de maio, a poucas semanas do início do Mundial da África do Sul, a seleção de Portugal estava concentrada, realizando treinamentos, quando médicos apareceram de surpresa para realizar exames antidoping nos jogadores. Queiroz teria se revoltado com a intransigência e com o incômodo que os agentes estariam provocando na preparação dos atletas, o que gerou as alegadas agressões verbais.

Ao sair da sede da FPF nesta terça, Ferguson afirmou: “É triste que no mundo de hoje, em que o controle antidoping é tão exigente no acesso aos jogadores, haja tanta responsabilidade em cima de uma só pessoa [no caso, Queiroz] para que saiba onde estão os jogadores, o que estão fazendo a toda a hora”, comentou.

Ferguson completa: “É compreensível que Carlos Queiroz, em plena preparação para o Mundial, tenha reagido dessa forma a tantas interferências”.

Já o advogado de Queiroz, Rui Patrício, defende que “foi apenas uma mera demonstração de sua insatisfação com o fato de os jogadores terem seu descanso perturbado. Ele não obstruiu nenhuma atividade de exame antidoping”.

“Conheço bem Carlos Queiroz”, continua Sir Alex Ferguson. “Trabalhei com ele seis anos, é um excelente treinador e professor, alguém que dedicou a vida a ensinar e a inspirar jovens jogadores. Não é fácil este tipo de processos. Tem uma grande reputação e isso é muito importante no futebol. Espero que consiga resolver isto hoje e prossiga com a sua vida”.

Queiroz disse que o procedimento foi feito incorretamente e já adiantou que, caso seja prejudicado neste caso, irá portar queixa à Fifa.

A comissão disciplinar da FPF deve entregar um parecer à direção da entidade ainda nesta semana.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host