UOL Esporte Futebol
 
12/08/2010 - 18h52

Verón defende Messi, critica Maradona e pede técnico escolhido por méritos, não fama

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Até agora, alguns jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 2010 com a seleção argentina manifestaram apoio a Diego Maradona e reprovaram a demissão do treinador por parte da AFA (Associação de Futebol Argentina). Foi assim com Lionel Messi, Javier Mascherano e Carlos Tevez. Mas não com Juan Sebastian Verón. Nesta quinta-feira, o meia deu uma entrevista polêmica, em que criticou todos os aspectos de ‘El Pibe’ como treinador.

A FAVOR DE MESSI E CONTRA MARADONA

  • AP Photo/Ricardo Mazalan

    Verón (d) defendeu Messi e opinou que o meia do Barcelona jogou fora de posição na Copa do Mundo

  • Stuart Franklin/Getty Images

    Depois, Verón criticou a escalação de Maradona e reclamou de ter ido para o banco durante o Mundial

Em declarações à rádio La Red, “La Brujita”, como é conhecido o jogador do Estudiantes, culpou Maradona pelo mau desempenho da Argentina no Mundial (a equipe foi eliminada nas quartas de final em uma humilhante derrota por 4 a 0 para a Alemanha).

Segundo Verón, o grande problema argentino na Copa foi o meio-campo, que, para ele, estava desequilibrado. “Angel [Di Maria] e Maxi [Rodríguez] costumam jogar mais pra frente, o que sempre nos deixava em desvantagem numérica. Javier [Mascherano] tinha que jogar contra três homens na maioria das vezes”, apontou o meia.

Verón ainda criticou veementemente a maneira como Maradona alinhou Messi em campo. Na opinião do veterano, o meia-atacante do Barcelona ficou prejudicado por jogar recuado e ter de voltar para marcar.

“Ele não costuma voltar ao meio para receber a bola. É difícil pra ele”, opinou Verón, dando sua versão para por que Messi não foi bem na Copa. “Ele não joga assim, e isso estava estampado no rosto dele. Infelizmente, ele não se sentia confortável durante os jogos”.

O meia ainda lamentou as constantes comparações entre Messi e o ex-técnico. “Ele nunca será o Maradona. Ele tem sua própria maneira de jogar e precisa do apoio do time para mostrar seu melhor”, comentou.

Na enxurrada de críticas a Maradona, Juan Verón incluiu o fato de o técnico tê-lo mandado para o banco de reservas nas oitavas de final, contra o México. Segundo o meia, o técnico teria dito que ele seria seu principal jogador em campo. “Em um momento, ele disse que queria que eu fosse o Xavi do time”, disse Verón, referindo-se ao meia espanhol que participou da conquista do título mundial. “Aí depois você se vê fora do campo, sem jogar. Isso machuca demais”, reclamou, dizendo, porém, que ainda quer conversar pessoalmente com Maradona.

Para completar, a metralhadora de Verón também se virou contra a AFA, opinando sobre como deve ser escolhido o novo técnico da seleção. “Eles têm que abrir a mente e avaliar as pessoas pelo trabalho delas em uma equipe”, disparou. “Tem que ser alguém escolhido por seus méritos. Não só porque participou dos títulos mundiais de 1978 ou 1986. Não tenho nada contra aquelas pessoas, mas o mérito deve contar”.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host