UOL Esporte Futebol
 
19/08/2010 - 18h06

Com placares apertados, Liverpool, Juventus e City vencem pela Liga Europa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

RESULTADOS DA ÚLTIMA ELIMINATÓRIA DA LIGA EUROPA - JOGOS DE IDA - 19/08

Liverpool 1 x 0 Trabzonspor-TUR
Celtic 2 x 0 Utrecht-HOL
Timisoara-ROM 0 x 1 Manchester City
Napoli 1 x 0 Elfsborg-SUE
Getafe 1 x 0 APOEL-CYP
Dundee United-ESC 0 x 1 AEK-GRE
AZ-HOL 2 x 0 Aktobe-KAZ
Gyor-HUN 0 x 2 Dinamo Zagreb-CRO
Borussia Dortmund 4 x 0 Qarabag-AZE
Sturm-AUS 1 x 2 Juventus

Juventus e Liverpool estrearam com o pé direito na última fase eliminatória da Liga Europa, nesta quinta-feira, mas ainda sem convencerem suas torcidas após as fracas temporadas de 2009/10. Contra o modesto Sturm, em duelo disputado na Áustria, a Juventus garantiu uma vitória por 2 a 1, com um gol do brasileiro (naturalizado italiano) Amauri nos acréscimos da partida. O meia Diego foi o responsável pela assistência do primeiro gol, marcado por Bonucci. Já no estádio Anfield Road, a equipe inglesa suou para vencer o Trabzonsport, da Turquia, por 1 a 0.

Já o Manchester City, sem Robinho entre os relacionados e com Jô entrando apenas nos últimos minutos, contou com um gol do estreante Balotelli (ex-Inter de Milão) para vencer o Timisoara também por 1 a 0, na Romênia. A segunda maior goleada do dia (após a do Villarreal) acabou sendo do Borussia Dortmund, que venceu o Qarabag por 4 a 0, com dois gols de Lucas Barrios e dois de Kagawa, e praticamente garantiu vaga na fase de grupos.

Engana-se quem achou que o Liverpool teria vida fácil diante do Trabzonsport. Tanto é que, até os 30min do primeiro tempo, era o time turco quem mantinha a posse de bola por maior tempo, mesmo jogando no Anfield Road. Porém, os Reds - do brasileiro Lucas - começaram a se encontrar no final do primeiro tempo e conseguiram ir para o intervalo em vantagem.

Babel recebeu de Joe Cole, ex-jogador do Chelsea, e de dentro área encheu o pé, mandando a bola no ângulo direito, sem chances para o goleiro Kivrak. No segundo tempo, mais equilíbrio e nova resistência do Trabzonsport, que deixou o Anfield satisfeito com o resultado.

Já na Áustria, a Juventus saiu na frente com um gol de Bonucci, após escanteio cobrado pelo brasileiro Diego, aos 15min de jogo. "A bola parada sempre foi uma das minhas principais armas. Eu pratico muito este fundamento e é bom quando o nosso trabalho vale a pena. O Bonucci também finalizou com perfeição o cruzamento", afirmou Diego.

Porém, aos 37min do segundo tempo, Schildenfeld deixou tudo igual. Mas o atacante Amauri, já nos acréscimos, voltou a colocar a Juventus na frente em mais um gol de cabeça, este em escanteio batido por Del Piero.

"Foi uma partida difícil, como nós já esperávamos. Conseguimos uma pequena vantagem, mas não devemos pensar no jogo de volta com tranquilidade. Jogando em casa, teremos que saber impor o nosso estilo, mas sem dar brechas para o adversário, que já mostrou hoje o quanto pode ser perigoso", completou o camisa 28 da Juve.

Os confrontos de volta da última eliminatória da Liga Europa acontecem já na próxima semana. Os times que garantirem suas vagas estarão classificados para a fase de grupos.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host