UOL Esporte Futebol
 
20/08/2010 - 09h03

'Em dívida', Iarley acende alerta e prevê esforço para permanecer no Corinthians

Luiza Oliveira
Em São Paulo

Iarley impressionou a diretoria do Corinthians pela sua experiência em Libertadores e a boa campanha pelo Goiás no Brasileiro do ano passado. Passados oito meses, o jogador ainda não fez jus à expectativa. Ele mesmo reconhece, diz que já ligou o alerta e precisará se esforçar até o fim do ano para permanecer no elenco alvinegro em 2010.

MOMENTOS DA CARREIRA DE IARLEY

  • Rubens Cavallari/Folha Imagem

    No Corinthians, Iarley comemora um de seus quatro gols na temporada contra o Monte Azul

  • Shizuo Kambayashi/AP

    No auge, beija troféus de campeão mundial e a Bola de Prata após partida contra o Barcelona

  • Yoshikazu Tsuno/AP

    Iarley levanta o troféu de campeão do Mundial Interclubes ainda pelo Boca Juniors, em 2003

Na atual temporada, Iarley disputou 34 partidas (incluindo dois amistosos), sendo 17 delas como titular. Mas as estatísticas apontam um baixo rendimento. Conseguiu quatro gols (Monte Azul, Rio Claro, Internacional e Atlético-GO) e apenas uma assistência até o momento.

O jogador não se mostra muito satisfeito com o desempenho e sente uma cobrança até dos dirigentes. “Quem cobra todo dia sou eu mesmo. Na conversa eles falam ‘Oh baixinho, faz gol hoje’. No olhar do dirigente sabemos quando está cobrando, no do próprio treinador também. Eu cito isso porque tem que estar ligado o alerta. Tive lesões, mas com essa sequência e se os gols vierem, vou me fortalecer no grupo”, disse.

Iarley não pode reclamar das oportunidades, principalmente pelas lesões de Ronaldo e Dentinho. O jogador vem sendo prestigiado por Adilson Batista com uma sequência de três jogos como titular (Palmeiras, Flamengo e Avaí).

Apesar de ter sido substituído em todas elas, tudo indica que novamente começará jogando o clássico contra o São Paulo, domingo, no Pacaembu, ao lado de Bruno César no ataque, atual artilheiro do Campeonato Brasileiro.

Com contrato em vigor até o meio do ano que vem, Iarley considera fundamental o desempenho no restante da temporada para definir seu futuro. Por isso, aposta em uma vaga na Copa Libertadores para se firmar.

“Vivo de metas curtas. Se não fizer um bom papel até o fim do ano, no próximo não estarei aqui. Tenho que dar o máximo para continuar no grupo no próximo ano. Espero estar na Libertadores, uma competição que conheço bem”, disse.

O atacante tem motivos para se apoiar na competição continental. Campeão pelo Internacional, em 2006, e vice pelo Boca Juniors, em 2004, ainda teve uma participação pelo Paysandu. Pelo clube colorado e também pelo time argentino, Iarley foi campeão do mundo.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host