UOL Esporte Futebol
 
24/08/2010 - 19h11

Real Madrid sofre, mas vence Peñarol e conquista o Troféu Santiago Bernabeu

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Dí Maria abriu o placar para o Real Madrid contra o uruguaio Peñarol em uma bela jogada individual

    Dí Maria abriu o placar para o Real Madrid contra o uruguaio Peñarol em uma bela jogada individual

Na 32ª edição do Troféu Santiago Bernabeu, Real Madrid e Peñarol reeditaram nesta terça-feira a decisão do primeiro Mundial Interclubes. Apesar da realidade oposta vivida pelas duas equipes atualmente, o clube espanhol sofreu para vencer os uruguaios por 2 a 0, em partida realizada em Madri, no aniversário de 50 anos do histórico confronto.

Em 1960, o Real Madrid de Puskas e Di Stéfano goleou o Peñarol em Madri por 5 a 1, após empate por 0 a 0 no Uruguai, e se tornou campeão mundial. Nesta terça-feira, o time espanhol mandou a campo praticamente sua força máxima, com Cristiano Ronaldo, Özil e Higuaín. A principal baixa foi o brasileiro Kaká, que se recupera de uma lesão no joelho. Mesmo assim, os donos da casa tiveram dificuldade para derrotar o rival uruguaio e conquistar o torneio amistoso pela 21ª vez.

O Real Madrid iniciou o confronto dando a impressão de que atropelaria com facilidade o adversário. Logo aos 2 minutos de jogo, Xabi Alonso chutou rasteiro da entrada da área e acertou a trave direita. Quatro minutos depois, Marcelo cruzou da esquerda e Higuaín cabeceou para as redes, mas a arbitragem anulou o gol por impedimento.

A pressão dos donos da casa, porém, parou por aí. O Peñarol acertou sua marcação e o restante da etapa inicial foi de poucas chances para ambos os lados. A melhor delas ocorreu aos 29 minutos, quando Özil cabeceou para fora. Já o time uruguaio apareceu no ataque apenas em jogadas de bola parada, mas sem perigo.

As vaias dos torcedores ao fim da etapa inicial fizeram com que os donos da casa voltassem a pressionar o adversário no segundo tempo. Aos 4 minutos, Cristiano Ronaldo desviou após escanteio e o goleiro Sosa fez grande defesa.

O Peñarol seguiu ameaçando apenas nas bolas paradas e criou grande oportunidade aos 21 minutos. Pato Sosa cabeceou para as redes após cobrança de falta, mas a arbitragem anulou por impedimento. No lance seguinte, porém, o time uruguaio cedeu espaço para o contra-ataque e acabou castigado. Em bela jogada individual, Dí Maria passou pela defesa adversária e abriu o placar para o Real Madrid.

O gol fez o Peñarol se lançar mais ao ataque, mas não chegou a incomodar o goleiro Casillas. Apesar do espaço cedido pelo rival, o Real Madrid pouco criou no fim da etapa final. Na última chance da partida, o árbitro marcou pênalti sobre Van der Vaart, convertido pelo próprio holandês.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host