UOL Esporte Futebol
 
25/08/2010 - 18h47

Venda de Taison ajuda Inter a tentar manutenção de Kleber no Beira-Rio

Jeremias Wernek
Em Porto Alegre
  • Taison jogará ao lado de Cleiton Xavier e Fininho; atacante foi titular na reta final da Libertadores

    Taison jogará ao lado de Cleiton Xavier e Fininho; atacante foi titular na reta final da Libertadores

Taison é o terceiro jogador campeão da América a deixa o Inter. A venda do atacante para o Metalist, da Ucrânia, por seis milhões de euros, no entanto tem um peso dobrado. Além de reforçar os cofres do clube gaúcho, ajuda na tentativa de permanência do lateral-esquerdo Kleber. Tudo por que Delcir Sonda tem participação em ambos os atletas e tem duas opções de negócio para segurar o lateral no Inter, pelo menos até o final do ano, quando acontecerá a disputa do Mundial de Clubes, nos Emirados Árabes.

A venda de Taison está acertada, o jogador mesmo negociado, pediu para atuar contra o Avaí no estádio da Ressacada, pela décima sexta rodada do Campeonato Brasileiro. A viagem para a Europa acontece na sexta. Garantias bancárias ainda precisam chegar até o presidente Vitório Píffero, mas é algo meramente burocrático.

Cerca de 20% dos diretos federativos de Taison pertencem ao Grupo DIS. Com a transação confirmada pela cúpula vermelha, Sonda receberá pouco mais de 1 milhões de euros dos ucranianos. A quantia atende a necessidade de retorno ao parceiro do Inter e amplia as chances de acordo para a continuidade de Kleber em Porto Alegre.

O lateral, ex-Corinthians e Santos, é desejado por um clube do Qatar e outro dos Emirados Árabes. Antes mesmo do final da Libertadores, Delcir Sonda e o jogador comunicaram aos dirigentes gaúchos da iminente saída. Com a conquista diante do Chivas, Kleber quer disputar o Mundial. Sonda, no entanto, olha o lado financeiro.

Existem duas possibilidades para a permanência de Kleber: ampliação simples do empréstimo até o final da temporada, já que Sonda obteve retorno financeiro com a saída de Taison. A outra é a venda de parte dos diretos do atleta, ex-Santos e Corinthians, para o clube gaúcho.

Assim como em 2006, o Inter volta a perder peças importantes de sua equipe que faturou a Copa Libertadores. Há quatro anos, saíram logo após a decisão com o São Paulo Bolívar, Jorge Wagner, Tinga e Rafael Sóbis. Agora, Taison se junta a Sandro e Fabiano Eller, que já haviam deixado o estádio Beira-Rio na última semana.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host