UOL Esporte Futebol
 
Fabio Braga/Folhapress

Cansado, Andrés Sanchez mal sorriu para fotos em evento no marco da fundação

02/09/2010 - 07h07

Festejos do centenário do Corinthians expõem saga de Andrés e vitrine política

Roberta Nomura
Em São Paulo

Andrés Sanchez estava visivelmente cansado neste 1º de setembro, data do aniversário do Corinthians. Com as comemorações do centenário, o presidente do clube teve a imagem muito exposta nos últimos dias, mas encerrou sua peregrinação. A tendência é a que o mandatário volte a ter menos holofotes com o fim dos festejos, que viraram também vitrine para políticos.

O calendário oficial começou na última sexta-feira com sessão solene na Câmara Municipal. Andrés Sanchez foi homenageado na ocasião ao receber o título de cidadão corintiano no dia em que o novo estádio do Corinthians foi escolhido como a sede paulista da Copa do Mundo de 2014.

Mas foi nas últimas 48 horas que Andrés Sanchez foi submetido à maratona. O corintiano participou de homenagens ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Parque São Jorge, na véspera do aniversário de 100 anos do clube alvinegro. O mandatário também foi ao Vale do Anhangabaú no Show da Virada, que começou dia 31 e terminou nas primeiras horas de 1º de setembro.

Após iniciar o dia do aniversário ao lado de mais de 110 mil corintianos, Andrés Sanchez teve um longo dia de centenário. O mandatário compareceu à entrevista coletiva sobre o estádio em Itaquera. O presidente ainda foi à inauguração da centésima loja do Corinthians, no Bom Retiro.

O bairro, aliás, carrega a história de origem do clube alvinegro. E às 19h10, horário simbólico da fundação do Corinthians, Andrés estava no local para apresentar a revitalização do marco de fundação. “Foi aqui que cinco loucos começaram tudo e agora virou este grande bando de loucos. Ganhar ou perder faz parte do futebol, mas esta torcida é o maior patrimônio”, disse.

Visivelmente cansado, Andrés Sanchez mal conseguiu sorrir para as fotos. Mesmo assim, cantou o tradicional “Parabéns a você” com os 3,1 mil presentes no marco da fundação (esquina das ruas José Paulino e Cônego Martins). E, assim como ocorreu os dias anteriores, estava acompanhado por políticos.

O vereador corintiano Antonio Goulart (PMDB), primeiro suplente do candidato ao Senado Orestes Quércia (PMDB), conduziu a sessão solene na Câmara Municipal na última sexta-feira, esteve no Vale do Anhangabaú e no Bom Retiro. Um micro-ônibus do político também foi visto nos arredores do Parque São Jorge, local onde torcedores deram Abraço Fiel na casa alvinegra.

No evento em que o presidente Lula recebeu o título de “chanceler honorário do futebol brasileiro”, ministros, vereadores e a candidata ao Senado Marta Suplicy (PT) estiveram no Parque São Jorge. Os ex-jogadores Marcelinho Carioca (PSB), que tenta se eleger como deputado federal, e Dinei (PDT), que pleiteia vaga de deputado estadual, estiveram no Vale do Anhangabaú.

Candidato a deputado federal, Vampeta (PTB) também tenta atrelar sua imagem ao clube que defendeu. Além da presença física, alguns políticos apareceram em forma de “santinhos”. No Abraço Fiel no Parque São Jorge, o material de Marcelinho Carioca estava jogado no chão.

No Bom Retiro, uma mulher questionava os corintianos: “Vai votar no Marcelinho?”. Ao receber a resposta negativa, distribuía “santinho” de Zurah (PTB), concorrente do ex-jogador ao cargo de deputado federal. O carro de Gustavo Petta (PC do B), que pleiteia a mesma vaga, também foi visto na carreata rumo ao Parque São Jorge no fim dos festejos.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host